ADUFPel debate ensino remoto em Assembleia Geral virtual

A ADUFPel realizou, na tarde de terça (14), sua primeira Assembleia Geral de modo virtual. Mais de 60 docentes participaram dos debates por meio da plataforma Google Meet. Os professores debateram o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19 e também elegeram os representantes da Seção Sindical para o 8º Conad Extraordinário do ANDES-SN.

Essa nova modalidade de assembleia sindical – modelo virtual - está referendada em parecer jurídico do Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES-SN), que em documento enviado à sua base sindical ressalta que a aprovação da Lei nº 14.010, em 10 de junho deste ano, permite, em caráter de excepcionalidade devido à pandemia da Covid-19, a realização de assembleias por meios eletrônicos, independentemente de previsão nos atos constitutivos da pessoa jurídica.

Ensino remoto

Depois de um espaço para informes, o professor Avelino Oliveira, segundo tesoureiro da ADUFPel, abriu as discussões sobre o ensino remoto e à distância. Em sua exposição, o docente citou que o tema tem diversas implicações sobre a carreira, as relações de trabalho, a precarização do trabalho e sobre o projeto de educação pública.

Ressaltou que um dia as atividades presenciais retornarão e que a UFPel ainda pouco fez para preparar o retorno. Citou que a categoria docente não está preparada para dar aulas remotas e que, na maioria das vezes, as responsabilidades do processo são colocadas nas costas dos professores.

A aprovação do Calendário Alternativo pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) da UFPel foi alvo de críticas pelo pouco debate que a proposta teve pela comunidade. Quando o debate foi aberto, muitos professores reforçaram a crítica.

Também foram dados informes sobre como está a situação das atividades alternativas em cada uma das unidades da UFPel. Celeste Pereira, presidente da ADUFPel, afirmou que a proposta de ensino remoto foi antecipada pelo Banco Mundial em seu documento Um Ajuste Justo, e que os defensores da educação pública devem aprofundar os debates sobre o tema. “A tecnologia deve ser auxiliar nos trabalhos, mas não pode servir para nos substituir”, disse.

Outro assunto levantado pelos docentes foi que o período de trabalho remoto de abril e maio consta como período de afastamento, que não conta como tempo para aposentadoria. O mesmo ocorre no IFSUL e para os técnico-administrativos em educação (TAE). A ADUFPel já está em contato com a Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN para saber como agir em relação a esse problema.

Encaminhamentos

Os docentes presentes na Assembleia deliberaram reativar o Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) local para tratar especificamente da questão do ensino à distância/remoto e do retorno às aulas, buscando as informações de outras universidades e avaliando o cenário nacional. Depois do debate do GTPE, as discussões serão retomadas em nova Assembleia.

Também foi decidido que a ADUFPel solicite à Pró-Reitoria de Ensino quais os números de vagas, disciplinas, demandas e condições objetivas oferecidas aos estudantes para as aulas remotas, bem como o processo para avaliação deste calendário alternativo. Ainda, que os docentes pensem em instrumentos avaliativos dessa experiência.

8º Conad Extrordinário

O Conad é necessário para prolongar mandato da diretoria atual do ANDES-SN por 90 dias. As duas chapas que concorrem nas eleições já concordaram com a prorrogação. O evento será virtual, nos dias 30 e 31 de julho.

A delegada da ADUFPel será Celeste Pereira e o observador Renato Waldemarin. A Assembleia indicou que a diretoria poderá confirmar um segundo nome de observador, caso algum docente tenha interesse em participar.

Assessoria ADUFPel