ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

ADUFPel lança campanha dos 40 anos

A ADUFPel-SSind completa 40 anos no dia 18 de junho. Para celebrar a data, a Seção Sindical lança, nesta semana, uma campanha em reverência às quatro décadas de existência. Documentário, exposição e materiais gráficos que abordam a história de lutas da entidade estão sendo preparados por uma equipe multidisciplinar de estudantes e professores da UFPel.


No dia 14 de junho, durante a confraternização dos 40 anos, haverá o lançamento do documentário, que aborda a trajetória da Seção Sindical através de depoimentos de docentes. Até a data comemorativa, serão lançadas amostras (teasers) semanais do filme nos principais canais de comunicação da entidade. Confira a primeira:




Logo comemorativa

Uma versão comemorativa da logomarca da ADUFPel-SSind, cuja reformulação é baseada no conceito de construção coletiva do sindicato, foi criada pelo estudante de Design Digital da UFPel, Rômulo Velho. “A partir de um linha contínua, mostra-se a importância da unidade na caminhada iniciada há 40 anos. O final da linha aponta para frente, para um futuro que ainda não foi escrito, mas que só poderá existir com a conscientização do docente da importância do sindicato e de fazer parte da ADUFPel”, explica.


Primeiro presidente é homenageado

Na segunda-feira, 22 de abril, o professor Edson Tadeu Holthausen, primeiro presidente da ADUFPel-SSind (1979-1981), foi homenageado por sua atuação e contribuição à entidade. Uma placa simbólica, com a logomarca dos 40 anos Seção Sindical, foi entregue ao docente pelos diretores Luiz Henrique Schuch, Renato Waldemarin e José Carlos Volcato e pela coordenadora do Conselho de Representantes, Celeste Pereira.


Holthausen também participou do documentário, no qual relembrou sua trajetória enquanto diretor. “Estávamos todos preocupados com os rumos que o ensino tomava naquele tempo e com o papel da UFPel dentro da comunidade. É necessário esclarecer que aqueles tempos eram muito diferentes. Em primeiro lugar, era um governo militar. Em segundo lugar, a nossa universidade tinha uma estrutura de fundação. Tanto a admissão como a demissão de professores podia ser feita sem nenhum concurso”, conta, em trecho da entrevista.


Equipe 40 anos

A equipe responsável pela produção dos materiais e exposição é formada pelas docentes Ana Inez Klein (História), Chris de Azevedo Ramil (Design Gráfico e Digital), Kelly Wendt (Artes Visuais) e Lanza Xavier (Cinema e Audiovisual), pelos discentes Júlia Petiz Porto (Artes Visuais), Maria Clara Mattos Fernandes (Cinema e Audiovisual), Rômulo Ruan Velho Guedes (Design Digital), Rui Medina Delgado (História), além dos diretores da ADUFPel-SSind Ana Lúcia Costa de Oliveira, José Carlos Marques Volcato, Luiz Henrique Schuch e Renato Fabrício de Andrade Waldemarin.



Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Assembleias da ADUFPel terão intérprete de Libras

  • relacionada

    Greve pressiona, mas governo mantém 0% de reajuste em 2024 e não apresenta reestruturação ...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda gênero na luta sindical

  • relacionada

    Comando Local de Greve convoca para assembleia conjunta

  • relacionada

    Convocação para Assembleia Geral de Greve de 23 de abril

  • relacionada

    Agenda da greve: 19 a 26/04

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.