ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

ADUFPel protocola ofício com demandas da categoria referente ao ensino remoto

Nesta quarta-feira (23), a ADUFPel, conforme decisão da Assembleia Geral (AG) realizada de forma virtual no dia 22 de setembro, protocolou um ofício endereçado ao reitor Pedro Hallal. O documento apresenta as demandas da categoria em relação ao conjunto de garantias e direitos que devem nortear e pautar a elaboração da normativa referente ao trabalho docente durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE).


A necessidade de elaboração de normativas através dos conselhos superiores da instituição, que garantam mais segurança aos docentes no exercício de suas atividades, vem sendo debatida nas últimas Assembleias e, após reunião entre a diretoria e o Conselho de Representantes da Seção Sindical e a reitoria da Universidade, realizada na manhã de terça-feira (22), foi materializada em documento. 


O encontro aconteceu para elucidar pontos levantados pelos professores em Assembleia, ocorrida em 17 de setembro, e resultou no reconhecimento de um diálogo direto por parte da Reitoria, que comprometeu-se em buscar atender às demandas apontadas em um ofício. Uma proposta de texto foi formulada pela diretoria da ADUFPel, com o auxílio da Assessoria Jurídica, e apresentada durante a última AG. A versão final foi finalizada no dia posterior, após receber contribuições de docentes. 


Confira o documento clicando aqui.


Categoria aponta necessidade de debate mais amplo

O Ensino Remoto Emergencial na UFPel tem sido alvo de críticas e preocupações por parte da comunidade acadêmica, que vem enfrentando uma série de dificuldades desde que foi implementado o primeiro Calendário Alternativo com a aplicação do ERE na Universidade. 


Docentes apontam carência de um diálogo mais aprofundado com a gestão sobre a medida. Em geral, os docentes analisam que o processo de decisão foi atropelado e que houve muita pressa em iniciar o novo Calendário, assim como muita pressão sobre os docentes para ofertarem disciplinas, mesmo sem a devida formação para tal. 


Conforme a diretoria da Seção Sindical, o último Calendário Alternativo foi aprovado de maneira precipitada pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) no dia 14 de setembro, sem debate com a comunidade acadêmica e sem a devida avaliação do Calendário Alternativo anterior. Por conta disso, a ADUFPel chegou a orientar que os docentes não tomassem decisões até que o assunto pudesse ser discutido em Assembleia Geral.


Leia mais:

Calendário Alternativo da UFPel é aprovado mesmo sob críticas e preocupações da comunidade acadêmica


Conselho de Representantes debate a possibilidade de um novo Calendário Alternativo na UFPel


ADUFPel debate ensino remoto em Assembleia Geral virtual


Assembleia da ADUFPel debate Ensino Remoto e Consulta Informal para Reitoria



Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG deflagram greve a partir de 15 de abril

  • relacionada

    Por que fazer greve?

  • relacionada

    Mulheres recebem 19,4% a menos que homens, aponta o primeiro relatório de igualdade salari...

  • relacionada

    Após 6 anos e dez dias, PF prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco

  • relacionada

    Nota das Diretorias do ANDES-SN e do Sinasefe em apoio à greve da Fasubra

  • relacionada

    Setor das Federais aponta greve docente a partir de 15 de abril

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.