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Notícia

Assembleia da ADUFPel debate Ensino Remoto e Consulta Informal para Reitoria

A ADUFPel realizou sua segunda Assembleia Geral Virtual na tarde desta sexta-feira (21). Mais de 80 docentes participaram dos debates, que ocorreram por meio da plataforma Google Meet.


A Assembleia teve início com a apresentação de informes por Celeste Pereira, presidente da Seção Sindical. Os ataques racistas à atividade da chapa UFPel Raiz e a nota da diretoria da ADUFPel repudiando o fato foram citados, assim como o 8º Conad Extraordinário do ANDES-SN, que prorrogou o mandato da diretoria do Sindicato Nacional. Celeste também convidou os docentes a assistir os vídeos da Mostra Cultural da ADUFPel e a ouvir o programa Viração.


Calendário Alternativo

Em seguida, teve início o debate sobre o Calendário Alternativo da UFPel e sobre o Ensino Remoto Emergencial. Quem abriu o ponto foi Renato Waldemarin, coordenador do Conselho de Representantes (CR). Sua fala foi baseada nas discussões realizadas no dia 11 de agosto, que culminou em uma nota conjunta com a diretoria da ADUFPel.


Segundo Renato, há a percepção de que, nos diferentes cursos, os professores estão confusos sobre o que representa o Calendário Alternativo e sobre o que se pretende com ele. “Há muita insegurança, uma vez que não há definição muito grande nem por parte da Reitoria”, afirmou. 


O CR reconheceu que houve um esforço maior da Reitoria em ouvir sugestões, embora considere que a administração esteja conduzindo de maneira um pouco atabalhoada. “Houve interesse em ouvir os colegiados, mas houve também certa imposição, afirmando que os professores têm que oferecer disciplinas”, comentou, citando que uma série de problemas seguem sem solução, como questões de acesso à internet por parte da comunidade acadêmica. 


“Não se pode oferecer soluções simples para problemas complexos. A solução precisa ser encontrada, mas jogar no colo dos colegiados uma pergunta de quantas disciplinas podem ser ofertadas não dá conta da complexidade do problema”, concluiu Renato Waldemarin, sugerindo que a Assembleia iniciasse o debate sobre esse tema. 


Muitos docentes se inscreveram para falar. Na discussão, foram citados temas como a falta de avaliação do Calendário Alternativo, as diferenças entre ensino remoto e à distância e o fato de que o afastamento oficial não conta como tempo de serviço para docentes e servidores, entre outros. 


Encaminhamentos

a)    Cobrar da reitoria de que nenhuma oferta de calendário seja produzida sem que a avaliação do que está vigente, inclusive quanto à  verificação da cobertura/abrangência em relação aos discentes (contemplados, matriculados, desistentes, não matriculados), docentes e TAE, seja feita em conjunto com a ADUFPel e as demais entidades representativas interessadas;

b)    cumprido o processo avaliativo mencionado no item a), reivindicar que sejam organizados espaços para amplo debate e construção de uma eventual proposta de calendário acadêmico, acolhendo as manifestações das entidades representativas, para ratificação no COCEPE;

c)    não ofertar componentes curriculares por docentes até o atendimento das solicitações anteriores, resguardada a oferta de atividades essenciais;

d)    demandar esclarecimentos acerca do que a Reitoria/PRE efetivamente propõem e o que a PROPLAN/ PROGIC estarão implantando/oferecendo aos docentes para ministrarem suas disciplinas remotamente (equipamentos, apoio técnico e tecnológico, espaços, capacitação, acesso à rede, segurança digital);

e)    solicitação de esclarecimentos à Reitoria sobre o status da Universidade junto ao MEC: se em suspensão de calendário ou em aulas TIC remotas?

f)     reafirmar a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada; e solicitar à reitoria de posição em relação ao caráter público da educação e a perspectiva pós pandemia;

g)    Adequação urgente pelo CONSUN das normas que tratam da avaliação, da progressão e da promoção do trabalho, impacto na aposentadoria, férias, segurança dos professores em estágio probatório, professores substitutos/temporários, tendo em vista a realidade do trabalho docente neste momento de pandemia, visando dar a necessária segurança jurídica para que o RAAD seja preenchido e validado com as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo;

h)    Regulamentação urgente por parte do COCEPE do trabalho docente excepcional por meio digital, visando preservar a saúde dos docentes e a qualidade do processo pedagógico, com ampla discussão com a comunidade.


Consulta Informal para Reitoria

Celeste Pereira abriu o último ponto de pauta da Assembleia sobre o processo de Consulta Informal à comunidade para escolha de reitor e vice-reitor da UFPel. A diretoria propôs referendar todos os atos já realizados pela Junta da Consulta Informal, composta pelas entidades representativas, como o regramento do processo e a formação da própria junta.


A presidente da ADUFPel também ressaltou a importância de lutar para que a Consulta Informal seja limpa, transparente e democrática e para que o reitor eleito seja nomeado. A AG decidiu homologar a Junta Eleitoral e o processo de Consulta Informal. 


Assessoria ADUFPel

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