ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Centrais convocam Assembleia da Classe Trabalhadora contra Reforma da Previdência

Centrais sindicais, movimentos sociais e ativistas organizam para amanhã (20) um grande ato contra a Reforma da Previdência. Atividades estão previstas para ocorrer em vários estados. Em São Paulo será realizada, a partir das 10h, na Praça da Sé, a Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora, que terá a participação de trabalhadores de diversas regiões do país. A ADUFPel-SSind estará representada por dois diretores e três integrantes do Conselho de Representantes (CR).

A mobilização tem como objetivo apontar uma jornada nacional de lutas, que incluirá um dia nacional de manifestações, paralisações e protestos, em defesa da Previdência Pública, rumo à Greve Geral.

Até a realização de uma nova Greve Geral, será consolidadas uma série de ações nos estados para fortalecer a luta em defesa das aposentadorias. Para além desse calendário de atividades, outras ações, como fazer corpo a corpo junto aos parlamentares no Congresso também compõem as estratégias de atuação que terão várias frentes.


Outros estados somam-se à luta

A CSP-Conlutas convocou trabalhadores de todo o Brasil para o ato em São Paulo. Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul organizam caravanas para integrarem-se à atividade na Praça da Sé.

A participação do ANDES-SN, assim como a construção de uma Greve Geral, foi deliberada no 38º Congresso do Sindicato Nacional, ocorrido entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro em Belém (PA).

Em circular encaminhada no dia 11 de fevereiro, a diretoria do ANDES-SN reforça a importância da participação das seções sindicais no ato. “Indicamos que as seções sindicais e secretarias regionais envidem esforços na construção de plenárias estaduais preparatórias ao dia 20 de fevereiro e que se organizem para participarem do ato em São Paulo”.


Proposta da Reforma será apresentada amanhã (20)

A proposta de Reforma da Previdência deverá ser entregue nesta quarta-feira (20) aos parlamentares pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho.

O projeto, elaborado pela equipe econômica do governo, que já passou pelo crivo da área jurídica do governo, propõe uma ampla mudança nas regras atuais. Entre as alterações, inclui-se a idade mínima para aposentadoria 65 anos para homens e 62 para mulheres.

O dirigente da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Luis Carlos Prates, o Mancha, alerta para a tentativa de manipulação por parte do governo: “Vai mentir descaradamente e tentar manipular a população instigando a confusão para que de fato os trabalhadores não entendam os malefícios da reforma. Ao invés de trabalhar com a palavra “reforma” atuará com a palavra “mudança” o que pode soar como positivo para a população, o que tem como intuito acabar com a aposentadoria e direitos previdenciários”. 


Luta unificada

Em 28 de abril 2017, as centrais sindicais realizaram uma Greve Geral histórica no país contra a reforma da Previdência proposta pelo então presidente, Michel Temer. Mais de 40 milhões de trabalhadoras e trabalhadores foram às ruas protestar contra o fim da aposentadoria e também lutaram em defesa da Previdência Social pública, universal, com valorização real, sem privilégios, que amplie a proteção social aos que mais necessitam.

Depois da greve geral, novas manifestações ocorreram, como o Ocupe Brasília, em 24 de maio daquele ano. Nessa manifestação, mais de 150 mil pessoas marcharam na Esplanada dos Ministérios contra os ataques aos direitos dos trabalhadores.

A pressão imposta pelas manifestações, tanto na capital do país quanto nos estados, conseguiu travar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287. Atualmente, a PEC 287 aguarda votação em Comissão Especial na Câmara dos Deputados.

 

Confira o Boletim especial sobre a Previdência divulgado pelas CSP-Conlutas.

 

Assessoria ADUFPel

* Com informações de CSP-Conlutas e ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

  • relacionada

    ADUFPel convoca Assembleia Geral Extraordinária para 25 de abril

  • relacionada

    Comando Local de Greve esteve presente em atividade sobre 60 anos do Golpe de 1964

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.