ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Consun referenda lista tríplice para a reitoria da UFPel

Na manhã desta segunda-feira (19), o Conselho Universitário (Consun) da UFPel referendou a lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação (MEC) para a nomeação dos novos dirigentes da instituição. 


Os nomes que compõem a lista, de acordo com o edital de candidatos ao cargo de reitor inscritos, são os professores Paulo Ferreira (Centro de Desenvolvimento Tecnológico), Isabela Andrade (Centro de Engenharias) e Eraldo Pinheiro (Escola Superior de Educação Física). 


Durante a sessão no Consun, cada candidato apresentou seu currículo e plano de gestão para os próximos quatro anos. Em seguida, a votação ocorreu de forma uninominal e secreta, conforme prevê a legislação. Em primeiro lugar ficou Paulo Ferreira, que recebeu 56 votos, seguido de Isabela, que obteve 6 votos, e de Eraldo, com 2 votos. 


Contudo, os demais integrantes da chapa não se comprometeram em renunciar caso sejam nomeados. “Houve uma tensão durante a reunião, pois os professores Isabela e Eraldo foram questionados várias vezes se, caso fossem eleitos pelo Consun, aceitariam encabeçar a lista tríplice e, se fossem nomeados pelo MEC, mesmo sem encabeçar a lista tríplice, se assumiriam a Reitoria. Ambos foram evasivos nas respostas, sempre repetindo: ‘lutaremos para que o reitor eleito seja nomeado’. Não respondendo às questões, foram questionados mais de quatro vezes por conselheiros diferentes”, conta a conselheira da área das Ciências da Vida, Beatriz Franchini.


A situação preocupa a comunidade acadêmica e a presidente da ADUFPel, Celeste Pereira. “Esperamos que o governo federal respeite a autonomia universitária e a decisão da comunidade, indicando o primeiro nome da lista tríplice. Não queremos que se reproduza na UFPel o que já aconteceu com outras IES [Instituições de Ensino Superior] e lutaremos para que o reitor eleito seja nomeado”, afirma a docente. 


A partir de agora, os três nomes serão encaminhados ao MEC, na ordem estabelecida pelo resultado da eleição no Consun. A nomeação, de responsabilidade da Presidência da República, deverá ocorrer até o dia 21 de dezembro, quando encerra o mandato do docente Pedro Hallal, atual reitor. A cerimônia de posse deverá ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.


Consulta Informal 

Conforme resultado da Consulta Informal à comunidade acadêmica a UFPel, ocorrida em dois turnos, nos dias 23 e 24 de setembro e 13 e 14 de outubro, os escolhidos para ocupar o cargo de reitor e vice-reitor foram Paulo Roberto Ferreira Júnior e Úrsula Silva, respectivamente, da chapa 1 (UFPel Diversa). A chapa obteve 56,5% dos votos, enquanto que a chapa 2 (UFPel Mais), do professor Fábio Cerqueira, teve 43,5%. 


O processo de consulta ocorreu de maneira física e on-line. Foi organizado de forma paritária e democrática pela Comissão da Consulta Informal (COE) e conduzido pela Junta da Consulta Informal (JCI), compostas pela ADUFPel-SSind, pelo ASUFPel-Sindicato e pelo DCE, entidades representativas dos três segmentos. 


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Convocação para Assembleia Geral de Greve de 23 de abril

  • relacionada

    Agenda da greve: 19 a 26/04

  • relacionada

    Manifestação na Esplanada reúne 10 mil servidoras e servidores na 'Marcha a Brasília'

  • relacionada

    Greve avança e 4ª rodada da Mesa de Carreira é marcada para sexta-feira (19)

  • relacionada

    19 de abril é dia de resistência dos povos indígenas

  • relacionada

    Apesar do apelo de servidores/as, Cocepe decide não suspender o Calendário Acadêmico neste...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.