ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Desmonte do Código Ambiental gaúcho é aprovado na Assembleia

A Assembleia Legislativa aprovou na quarta-feira (11), por 37 votos a 11, o novo Código Ambiental gaúcho. O Projeto de Lei (PL) 431/19, que agora segue para sanção do governador Eduardo Leite (PSDB), modifica 480 normas e leis ambientais do estado, prejudicando a defesa do meio-ambiente e favorecendo a indústria e o agronegócio.

O PL 431, de autoria do governo, tramitou em regime de urgência no legislativo, atropelando e impedindo debates aprofundados sobre as modificações propostas. O Código sequer foi avaliado pela Comissão de Meio-Ambiente da casa. Apenas teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e logo foi ao plenário.

Antônio Carlos Soler, membro do Centro de Estudos Ambientais (CEA) e professor do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), avalia que a sociedade ficou de fora da discussão do processo, e que o Código apenas busca favorecer o grande capital. O docente critica, ainda, a pressa do governo e dos deputados em aprovar o PL.

“Uma das questões preocupantes é a retirada de proteção de espécies importantes para o Pampa, como a figueira. Mas a questão mais grave é o autolicenciamento ambiental, que permite, de forma inconstitucional, que o Estado abra mão do seu poder de polícia e de fiscalização, passando o poder para o próprio responsável pela realização da obra ou atividade potencialmente poluidora”, afirma.

“É o maior retrocesso ambiental no Rio Grande do Sul promovido por um governo desde a Constituição de 1988. Um projeto autoritário, antidemocrático, sem base técnica. Tem motivação meramente ideológica de fortalecer os grandes e desproteger a natureza”, completa Soler.

Problemas do Código Ambiental
Um dos muitos problemas apontados por ambientalistas no novo Código Ambiental é a desobrigação de fiscalização para abertura de novos negócios. Bastará o empresário assinar digitalmente a Licença Ambiental por Compromisso (LAC), afirmando que irá respeitar a legislação ambiental. A LAC será automaticamente concedida em 24h, no que ambientalistas têm chamado de “autolicenciamento”.  

No PL 431 desaparecem regulações importantes, como o combate à poluição sonora e o tombamento da mata atlântica. O projeto do governo retira a proteção sobre ilhas fluviais, lagunas, banhados e planícies costeiras. Também passa a permitir o corte de espécies fícus nativas e de corticeira do gênero ertytrina.

O projeto prevê, ainda, que, quando for necessário a remoção de pessoas para instalação de empreendimento, não será mais obrigatório definir de antemão o destino dessas pessoas. Também não haverá restrição para instalação de empreendimentos em áreas alagáveis.

Leia mais

Nota de repúdio ao regime acelerado de tramitação do novo código ambiental do RS

GTPAUA encaminha ações para que Código Ambiental seja melhor debatido

GTPAUA se reúne na quarta para debater o novo Código Ambiental

 

Veja Também

  • relacionada

    Comando Local de Greve esteve presente em atividade sobre 60 anos do Golpe de 1964

  • relacionada

    Parecer Jurídico sobre: direito à greve, frequência e recuperação de aulas

  • relacionada

    Assembleias da ADUFPel terão intérprete de Libras

  • relacionada

    Greve pressiona, mas governo mantém 0% de reajuste em 2024 e não apresenta reestruturação ...

  • relacionada

    Podcast Viração aborda gênero na luta sindical

  • relacionada

    Comando Local de Greve convoca para assembleia conjunta

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.