ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notí­cia

Docentes aprovam estado de greve e apoio à mobilização dos servidores estaduais

Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG aprovaram, por unanimidade, o indicativo pelo estado de greve a partir do começo de 2020, na perspectiva de que o próximo semestre não inicie, e apoio à luta dos servidores estaduais. A decisão ocorreu em Assembleia Geral (AG) da categoria, realizada no final da tarde de ontem (27), no auditório do Campus II da Universidade. A deliberação tem como objetivo o fortalecimento da mobilização contra os ataques por parte do governo federal à educação e aos serviços públicos. 


A posição da categoria será encaminhada à próxima reunião do Setor das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino (IFES, IEES e IMES), que acontecerá em Brasília no dia 4 de dezembro. Diante das ofensivas do governo federal à educação, que incluem sucessivos cortes orçamentários, o projeto Future-se, o Novos Caminhos e o pacote de Propostas de Emendas à Constituição (PECs), que buscam atacar os serviços públicos, foi indicado, pelo Setor, que as Seções Sindicais realizassem rodadas de Assembleias para pautar o estado de greve. O objetivo é que seja fortalecida uma unidade de ação no setor da educação nacional. 


Assim que a presidente da ADUFPel-SSind, Celeste Pereira, abriu a AG com os informes da Seção Sindical, foi, também, aberto, espaço de fala para os representantes do Cpers, Sinasefe IFSul e ASUFPel, que falaram sobre as suas mobilizações e convidaram os docentes a somarem-se à luta, além de solicitarem auxílio para divulgação da agenda de mobilização. 


Outros encaminhamentos 

Também, foram aprovadas duas notas: uma de apoio à greve dos servidores estaduais e da escola pública e uma de repúdio à truculência do governo estadual na repressão aos servidores durante o ato do dia 26 de novembro, em Porto Alegre. Além disso, os docentes decidiram pela elaboração de um material impresso com o resultado da AG, a ser distribuído junto ao Conselho de Representantes.