ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Docentes aprovam estado de greve e apoio à mobilização dos servidores estaduais

Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG aprovaram, por unanimidade, o indicativo pelo estado de greve a partir do começo de 2020, na perspectiva de que o próximo semestre não inicie, e apoio à luta dos servidores estaduais. A decisão ocorreu em Assembleia Geral (AG) da categoria, realizada no final da tarde de ontem (27), no auditório do Campus II da Universidade. A deliberação tem como objetivo o fortalecimento da mobilização contra os ataques por parte do governo federal à educação e aos serviços públicos. 


A posição da categoria será encaminhada à próxima reunião do Setor das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino (IFES, IEES e IMES), que acontecerá em Brasília no dia 4 de dezembro. Diante das ofensivas do governo federal à educação, que incluem sucessivos cortes orçamentários, o projeto Future-se, o Novos Caminhos e o pacote de Propostas de Emendas à Constituição (PECs), que buscam atacar os serviços públicos, foi indicado, pelo Setor, que as Seções Sindicais realizassem rodadas de Assembleias para pautar o estado de greve. O objetivo é que seja fortalecida uma unidade de ação no setor da educação nacional. 


Assim que a presidente da ADUFPel-SSind, Celeste Pereira, abriu a AG com os informes da Seção Sindical, foi, também, aberto, espaço de fala para os representantes do Cpers, Sinasefe IFSul e ASUFPel, que falaram sobre as suas mobilizações e convidaram os docentes a somarem-se à luta, além de solicitarem auxílio para divulgação da agenda de mobilização. 


Outros encaminhamentos 

Também, foram aprovadas duas notas: uma de apoio à greve dos servidores estaduais e da escola pública e uma de repúdio à truculência do governo estadual na repressão aos servidores durante o ato do dia 26 de novembro, em Porto Alegre. Além disso, os docentes decidiram pela elaboração de um material impresso com o resultado da AG, a ser distribuído junto ao Conselho de Representantes.


Outra decisão tomada foi a convocação de uma nova Assembleia Geral para a próxima segunda-feira (2), tendo como ponto de pauta a paralisação docente para o dia 3 de dezembro, em defesa da educação pública, e para o apoio e a participação no ato estadual do Cpers, que ocorrerá em Pelotas nesta data. E, foi aprovada a participação dos docentes nas atividades dos dias 3 e 5 de dezembro, que serão de atos e manifestações.


Pereira salientou que a categoria, ao aprovar as moções e a indicação de paralisação no dia 3, entendeu que é “fundamental demonstrar apoio à mobilização dos servidores, que estão fazendo um duro enfrentamento ao governo do estado que está destruindo a educação pública, desqualificando os trabalhadores e arruinando seu plano de carreira”. 


Já, em relação ao Seminário de Comunicação Sindical da Regional RS do ANDES-SN, que será sediado pela ADUFPel, entre 13 e 15 de dezembro, a AG sugeriu que aborde o tema do estado de greve e estratégias de comunicação para preparação da mobilização. 


Congresso do ANDES

A Assembleia também elegeu os delegados que irão representar a Seção Sindical no Congresso do ANDES-SN foram: Celeste Pereira (pela diretoria), José Carlos Volcato, Miriam Alves, Francisco Vitória, Robinson Pinheiro, Luiz Henrique Schuch, Henrique Mendonça, Beatriz Franchini e Tiago Melo e como suplentes: Fabiane Tejada e Luis Carlos Rigo.


O 39º Congresso do Sindicato Nacional ocorrerá de 4 a 8 de fevereiro, na cidade de São Paulo. O evento, instância máxima de deliberação da categoria filiada ao Sindicato Nacional, terá como tema central “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita”. A Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp – Seção Sindical do ANDES-SN) sediará o evento.


Avaliação da AG

A presidente da ADUFPel destacou que a Assembleia de ontem foi um importante passo na discussão da defesa da educação pública. “A categoria compreendeu a necessidade de aprovar o estado de greve para o início de 2020, o que signifca dizer ao governo que a categoria tem disposição para continuar defendendo com toda força aquilo que mais caro é para nós, que é a educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, além da defesa dos direitos dos trabalhadores dos serviços públicos em geral e, em particular, das instituições federais de ensino do país”. 


Acesse a ata da Assembleia do dia 27 aqui e o edital da próxima aqui


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG deflagram greve a partir de 15 de abril

  • relacionada

    Por que fazer greve?

  • relacionada

    Mulheres recebem 19,4% a menos que homens, aponta o primeiro relatório de igualdade salari...

  • relacionada

    Após 6 anos e dez dias, PF prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco

  • relacionada

    Nota das Diretorias do ANDES-SN e do Sinasefe em apoio à greve da Fasubra

  • relacionada

    Setor das Federais aponta greve docente a partir de 15 de abril

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.