ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Em Assembleia da ADUFPel, docentes dão continuidade ao debate sobre o novo Calendário Alternativo

A ADUFPel realizou na tarde desta terça-feira (22) a sua quarta Assembleia Geral Virtual. Por meio da plataforma Google Meet, os mais de 40 docentes deram continuidade ao debate sobre novo Calendário Alternativo e deliberaram por uma nova Assembleia Geral para tratar unicamente sobre o seu início. Além disso, discutiram sobre o formato do 9º Conad Extraordinário do ANDES-SN e da eleição da diretoria nacional. 


Os informes foram dados pela presidente da ADUFPel, Celeste Pereira, que destacou a Consulta Informal para reitoria da UFPel e o debate entre as candidaturas, realizado pela ADUFPel no dia 19 de setembro. Sobre as eleições, a docente reforçou que o primeiro turno acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro de forma híbrida (física e eletrônica), das 00h00 do dia 23 às 19h do dia 24. Em relação ao debate, destacou que a transmissão ao vivo pela página da ADUFPel alcançou mais de 2.700 visualizações e pode ser assistido pelo canal do Youtube da entidade. 


Novo Calendário Alternativo

Na manhã desta terça-feira (22), a diretoria da ADUFPel, membros do Conselho de Representantes e da reitoria da UFPel reuniram-se virtualmente para conversar sobre os questionamentos levantados pela categoria na Assembleia anterior, ocorrida em 17 de setembro


O resultado da reunião foi relatado por docentes que participaram, entre eles Henrique Mendonça, que considerou um “encontro razoável” e que deverá “render bons frutos”. “Nós frisamos as inseguranças a que os docentes estão sendo submetidos, das quais a gestão também afirmou ter conhecimento e o reitor se colocou de forma que ninguém se preocupe e que ninguém será afetado nas progressões, estágio probatório e RAAD em período de pandemia”. 


Segundo ele, a reitoria reconheceu a necessidade de diálogo direto e comprometeu-se em buscar atender às demandas, as quais serão apresentadas em um documento que está em processo de formulação e será finalizado até esta quarta-feira. 


Os pontos do texto prévio, proposto pela diretoria da ADUFPel com o auxílio da Assessoria Jurídica, foram apresentados durante a AG e, conforme acordado entre todos os presentes, deverá receber contribuições até as 14h desta quarta-feira (23) antes de ser compilado e encaminhado à Reitoria no mesmo dia. 


Além disso, os professores aprovaram manter a Assembleia Geral em aberto, sendo retomada na sexta-feira (25), às 17h, para tratar, exclusivamente, da deliberação sobre a adesão de docentes ao calendário previsto para iniciar no dia 1º de outubro sem definições formais anteriormente demandadas da gestão da UFPel. 


9º Conad Extraordinário do ANDES-SN

O segundo e o terceiro pontos de pauta trataram sobre questões relativas ao 9º Conad Extraordinário do ANDES-SN. A discussão aconteceu a respeito do formato do evento, do Caderno de Textos e da escolha de representantes da Seção Sindical. 


Antes da votação, docentes apresentaram preocupações em relação ao formato multitemático do Conad, que prevê, conforme convocação da diretoria do Sindicato Nacional, três plenárias: Movimento Docente e Conjuntura, Plano de Lutas dos Setores e Questões organizativas e financeiras, na qual será abordado o processo eleitoral do Sindicato Nacional.


Segundo a presidente da ADUFPel, por ser extraordinário, o Conad deve abordar apenas as eleições do Sindicato Nacional, pois compreende que o espaço não é o mais adequado para o restante das discussões, assim como aponta o Estatuto. Além disso, defendeu, bem como os demais professores que se manifestaram, a aprovação do Texto de Resolução (TR) 18, que aponta para o formato presencial das eleições da nova Diretoria.


Dessa forma, a Assembleia aprovou, por ampla maioria, um Conad monotemático e a realização da eleição conforme o TR 18, que propõe a prorrogação do mandato da Diretoria do ANDES-SN por seis meses a partir do 9º Conad, transferindo para o 40º Congresso a decisão sobre a data da votação presencial. Também, deliberou que TR 9, o qual trata da discussão da criminalização do comunismo, seja transformado em moção de repúdio. 


Foram escolhidos para representar a ADUFPel no evento a professora Celeste Pereira como delegada, seguindo a indicação da diretoria, e o professor Henrique Mendonça como suplente observador. O 9º Conad Extraordinário do ANDES-SN será realizado entre os dias 28 e 30 de setembro e terá como tema "A vida acima dos lucros: Em defesa das instituições de ensino, dos serviços públicos e da autonomia sindical!". Em decorrência da pandemia da Covid-19, o encontro será feito de forma virtual. Confira aqui o Caderno de Textos.


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG deflagram greve a partir de 15 de abril

  • relacionada

    Por que fazer greve?

  • relacionada

    Mulheres recebem 19,4% a menos que homens, aponta o primeiro relatório de igualdade salari...

  • relacionada

    Após 6 anos e dez dias, PF prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco

  • relacionada

    Nota das Diretorias do ANDES-SN e do Sinasefe em apoio à greve da Fasubra

  • relacionada

    Setor das Federais aponta greve docente a partir de 15 de abril

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.