ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Forma de pagamento dos servidores é alterada pelo governo

O governo federal firmou contrato, no mês de fevereiro, com nove instituições financeiras para operar as contas-salário dos servidores públicos, pensionistas, aposentados, anistiados e estagiários do Poder Executivo Federal. Com a medida, a União realizará o crédito dos pagamentos exclusivamente nas instituições credenciadas: Banco do Brasil, Bancoob, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú-Unibanco, Santander e Sicredi. Servidores terão que optar entre os bancos credenciados.

 

O acordo tem como objetivo a arrecadação, por parte do governo, de 1,03% sobre o salário líquido de cada remuneração, paga pelos bancos, sem descontar dos correntistas. A meta é arrecadar R$ 79 milhões mensais e R$ 949 anuais.

 

Como a abertura da conta-salário não exige a assinatura de contrato entre o trabalhador com a instituição financeira, alguns servidores que acessaram suas contas correntes no dia de hoje (1º) não encontraram seus proventos à disposição.

 

A professora Daniela Hoffmann, correntista do Banco do Brasil, conta que teve de fazer uma transferência entre a conta-salário e a corrente. Porém, para tornar o procedimento automático será necessário entrar em contato com a agência ou gerente. “Não fui nem questionada sobre a alteração, muito menos avisada de que isso ocorreria neste mês e que se tornará um procedimento fixo. É um desrespeito com o trabalhador que seu empregador e sua unidade pagadora alterem sua fonte financeira sem ao menos uma comunicação direta”, afirma a professora. Até o momento, fomos informados apenas de problemas enfrentados pelos correntistas do Banco do Brasil.

 

Ao acessar o Sigepe – Portal de Serviços do Servidor –, os servidores são comunicados sobre a mudança. Aqueles que não possuem domicílio bancário nas organizações contratadas são orientados a “procurar, com urgência, uma agência de qualquer uma das instituições credenciadas, acima citadas, para solicitação de abertura de conta-salário, informando, posteriormente, à sua unidade pagadora, os novos dados bancários para a devida atualização no SIAPE”.

 

Fique atento ao prazo!

A data limite para atualização dos dados da conta-salário é 8 de abril, véspera do fechamento da folha de pagamento do mês de abril de 2016. Se este prazo for confirmado, muitos servidores serão prejudicados no próximo mês.

 

Assessoria ADUFPel

Imagem: Internet

Veja Também

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

  • relacionada

    ADUFPel convoca Assembleia Geral Extraordinária para 25 de abril

  • relacionada

    Comando Local de Greve esteve presente em atividade sobre 60 anos do Golpe de 1964

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.