ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Governo anuncia o Novos Caminhos, o “Future-se” da Educação Profissional e Tecnológica

Foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), no dia 8 de outubro, o Novos Caminhos, programa para a educação profissional e tecnológica. Ele guarda semelhanças com o Future-se, também buscando aumentar a privatização da educação pública e vincular a produção de conhecimento aos interesses do mercado. 


Com o Novos Caminhos, o governo quer facilitar as parcerias público-privadas entre a rede federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), as unidades federativas, o Sistema S e as instituições privadas de ensino. A ideia do governo é abrir 1,5 milhão de vagas na educação profissional e tecnológica até 2023. 


O programa também prevê o reconhecimento 11 mil diplomas de estudantes que concluíram seus cursos técnicos em instituições privadas que não têm a chancela do MEC. O Novos Caminhos também incentivará a formação via Ensino à Distância (EAD) e buscará “novas formas de financiamento, receitas e fontes” para a rede pública. 


Empreendedorismo

Abraham Weintraub, ministro da educação, declarou que o Novos Caminhos busca incentivar o ensino do empreendedorismo dentro das redes pública e privada, fortalecendo a visão meramente mercadológica da educação, que passa a ser simples formadora de mão-de-obra barata. 


No site do programa, essa visão é ressaltada, com o MEC afirmando que incentivará a  “oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo”. As ações, segundo o MEC “visam principalmente fortalecer os vínculos entre educação, trabalho e desenvolvimento socioeconômico local e regional, disseminando a cultura do empreendedorismo”. Não há uma linha escrita, no entanto, sobre a produção de conhecimento voltada aos interesses sociais mais básicos da população brasileira. 


Uma das medidas para tal é garantir atualização pedagógica para 40 mil professores, que terão aulas sobre empreendedorismo, orientação profissional e vocacional. Também serão ofertadas bolsas para os projetos que se insiram na visão empreendedora, subjugada às demandas do setor produtivo. 


Semelhanças com o Pronatec

O Novos Caminhos traz propostas parecidas às do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Implantado durante o governo Dilma Rousseff, em 2011, o PRONATEC previa pouco investimento para a rede federal. Por outro lado, destinou bilhões de reais para as instituições privadas.

Assessoria ADUFPEL
* Com informações de Poder 360
Imagem de Marcelo Camargo/Agência Brasil

Veja Também

  • relacionada

    Convocação para Assembleia Geral de Greve de 23 de abril

  • relacionada

    Agenda da greve: 19 a 26/04

  • relacionada

    Manifestação na Esplanada reúne 10 mil servidoras e servidores na 'Marcha a Brasília'

  • relacionada

    Greve avança e 4ª rodada da Mesa de Carreira é marcada para sexta-feira (19)

  • relacionada

    19 de abril é dia de resistência dos povos indígenas

  • relacionada

    Apesar do apelo de servidores/as, Cocepe decide não suspender o Calendário Acadêmico neste...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.