Governo apresenta reforma curricular para ensino básico gaúcho
O governo do Rio Grande do Sul decidiu reorganizar os currículos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio públicos das escolas estaduais. A mudança se deu por meio da Portaria 289/19, publicada no Diário Oficial em 27 de novembro. Os novos currículos diminuem o número de aulas de Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física e instituem a disciplina, sem ementa explicada, de Percurso de Vida.
A decisão do governador Eduardo Leite se deu em meio à maior greve dos professores e funcionários de escola do estado dos últimos anos, sem um mínimo debate com as comunidades acadêmicas afetadas. A Portaria 289/19 segue os parâmetros das Bases Nacionais Comuns Curriculares (BNCC) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, instituídas, respectivamente, em 2017 e 2018.
As BNCCs e os novos currículos do ensino público gaúcho priorizam o ensino de Português e Matemática em detrimento de outras disciplinas porque são as áreas avaliadas em provas internacionais, como a PISA, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em troca, deixam de lado o aprendizado de áreas importantes para o desenvolvimento humano, como Artes, Educação Física, Sociologia, etc.
Com a reforma curricular, Eduardo Leite coloca o risco o emprego de milhares de professores contratados, que viram suas disciplinas terem a carga horária drasticamente reduzida. Além disso, o governo aumentou a hora-aula de 50 para 60 minutos sem prever aumento salarial, acabando com os já poucos 10 minutos que os professores tinham entre as aulas para preparar conteúdo.
Veja os novos currículos:
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Cartilha do ANDES-SN sobre Projeto do Capital para a Educação
Cartilha do ANDES-SN sobre a Reforma do Ensino Médio
Assessoria ADUFPel