ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Jornalista do Intercept Brasil e professor da USP abrem Seminário de Comunicação Sindical em Pelotas

No dia 13 de dezembro, sexta-feira, ocorre a abertura do Seminário de Comunicação Sindical da Regional RS do ANDES-SN. A primeira mesa, que debate os desafios da comunicação contra-hegemônica no contexto atual, será gratuita e aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição. Os palestrantes convidados são o editor contribuinte sênior do Intercept Brasil em Brasília, Rafael Moro Martins, e o professor da Universidade de São Paulo, Pablo Ortellado. 


Além de trabalhar para o Intercept Brasil, Rafael é integrante da Agência Livre.jor, que produz jornalismo independente a partir da Lei de Acesso à Informação. Antes, foi colaborador de veículos como revista piauí, Valor Econômico, UOL, Agência Pública e Folha de São Paulo. 


Pablo Ortellado é filósofo, professor universitário e colunista brasileiro. Dá aulas de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo, mesmo local onde se formou e se pós-graduou, e mantém uma coluna no jornal Folha de São Paulo. Em 2016, fundou no Facebook o Monitor do Debate Político no Meio Digital, uma ferramenta que acompanha a postagem e compartilhamento de conteúdos em páginas de veículos jornalísticos ou ligados a movimentos sociais. 


A ferramenta serve para ilustrar como grupos políticos interagem na rede social e medir o alcance das notícias falsas. Um levantamento do grupo revelou que, na semana das votações no processo de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados do Brasil, três das cinco notícias mais compartilhadas eram falsas. 


O Seminário

O Seminário de Comunicação Sindical é um evento promovido pela Regional RS do ANDES-SN com o apoio da ADUFPel-SSind e tem como objetivo aprofundar o debate da perspectiva contra-hegemônica de comunicação - base do Plano Geral de Comunicação do ANDES-SN e que orienta as estratégias de comunicação do sindicato como um todo. 


A programação é composta por mesas de discussão sobre política de comunicação sindical, oficina para diretores e equipes de comunicação e relatos de experiências das seções sindicais para dar encaminhamento a iniciativas de articulação na produção e divulgação dos materiais das equipes de imprensa. 


Apenas a primeira mesa será aberta ao público em geral. O restante acontecerá apenas para trabalhadores e diretores da Regional RS e das seções sindicais estaduais do ANDES-SN: ADUFPel, Aprofurg, Sedufsm, Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS, Sesunipampa e Sindoif. 


SERVIÇO

“Desafios da comunicação contra-hegemônica no contexto atual”

Horário: 19h

Local: Auditório do ASUFPel-Sindicato (R. Quinze de Novembro, 262 - Centro)

Palestrantes: Rafael Moro (Intercept) e Pablo Ortellado (professor da USP)


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG deflagram greve a partir de 15 de abril

  • relacionada

    Por que fazer greve?

  • relacionada

    Mulheres recebem 19,4% a menos que homens, aponta o primeiro relatório de igualdade salari...

  • relacionada

    Após 6 anos e dez dias, PF prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco

  • relacionada

    Nota das Diretorias do ANDES-SN e do Sinasefe em apoio à greve da Fasubra

  • relacionada

    Setor das Federais aponta greve docente a partir de 15 de abril

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.