ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notí­cia

Jornalista do Intercept Brasil e professor da USP abrem Seminário de Comunicação Sindical em Pelotas

No dia 13 de dezembro, sexta-feira, ocorre a abertura do Seminário de Comunicação Sindical da Regional RS do ANDES-SN. A primeira mesa, que debate os desafios da comunicação contra-hegemônica no contexto atual, será gratuita e aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição. Os palestrantes convidados são o editor contribuinte sênior do Intercept Brasil em Brasília, Rafael Moro Martins, e o professor da Universidade de São Paulo, Pablo Ortellado. 


Além de trabalhar para o Intercept Brasil, Rafael é integrante da Agência Livre.jor, que produz jornalismo independente a partir da Lei de Acesso à Informação. Antes, foi colaborador de veículos como revista piauí, Valor Econômico, UOL, Agência Pública e Folha de São Paulo. 


Pablo Ortellado é filósofo, professor universitário e colunista brasileiro. Dá aulas de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo, mesmo local onde se formou e se pós-graduou, e mantém uma coluna no jornal Folha de São Paulo. Em 2016, fundou no Facebook o Monitor do Debate Político no Meio Digital, uma ferramenta que acompanha a postagem e compartilhamento de conteúdos em páginas de veículos jornalísticos ou ligados a movimentos sociais. 


A ferramenta serve para ilustrar como grupos políticos interagem na rede social e medir o alcance das notícias falsas. Um levantamento do grupo revelou que, na semana das votações no processo de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados do Brasil, três das cinco notícias mais compartilhadas eram falsas. 


O Seminário