ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Municipários retomam a greve por pagamento de salários

Em assembleia realizada na última quinta-feira (10), os servidores municipais de Pelotas decidiram retomar a greve para lutar pelo pagamento dos seus salários em dia. No final de setembro, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) havia anunciado o atraso e o parcelamento do pagamento dos salários dos municipários.

A greve foi indicada pela direção do Sindicato dos Municipários (Simp) e aprovada pela imensa maioria dos trabalhadores presentes à assembleia no lotado Ginásio da Agremiação Pelotense. O estado de assembleia permanente foi mantido e uma agenda de mobilização também foi votada. Ela se inicia nesta segunda (14), às 13h, com uma panfletagem em frente à Prefeitura.

Os municipários também expressaram na assembleia seu descontentamento com a proposta de alteração de seus direitos, comentada de formal verbal pela prefeita durante reunião com o Simp e uma comissão de vereadores no dia 9. Os servidores municipais de Pelotas que já têm um dos menores salários entre as prefeituras do Rio Grande do Sul e Brasil. Segundo o Simp, cerca de 70% dos municipários têm vencimentos básicos abaixo do salário mínimo nacional – situação piorada com o reajuste zero na data-base da categoria e o recente anúncio de atraso e parcelamento dos salários.

Simp obtém liminar que garante pagamento dos salários
Na manhã de sexta (10), o juiz da 6ª Vara Cível Especializada em Fazenda Pública deferiu medida liminar no Mandado de Segurança impetrado pelo Simp, determinando que a prefeitura de Pelotas pague integralmente o salário de setembro dos servidores. A decisão dá prazo de 2 dias para o pagamento.

O juiz também determinou que o pagamento dos salários dos próximos meses deve ser realizado de maneira integral até o quinto dia útil de cada mês. A decisão admite recurso pela prefeitura apenas em relação à medida liminar deferida, pois o mérito ainda não foi julgado.

Com informações e imagem de Simp

Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG deflagram greve a partir de 15 de abril

  • relacionada

    Por que fazer greve?

  • relacionada

    Mulheres recebem 19,4% a menos que homens, aponta o primeiro relatório de igualdade salari...

  • relacionada

    Após 6 anos e dez dias, PF prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco

  • relacionada

    Nota das Diretorias do ANDES-SN e do Sinasefe em apoio à greve da Fasubra

  • relacionada

    Setor das Federais aponta greve docente a partir de 15 de abril

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.