ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Negando a realidade da pandemia, Leite quer aulas presenciais ainda em agosto

No momento em que o Rio Grande do Sul registra quase 2500 mortes por Covid-19, mais de 90 mil contaminados e os leitos de UTI gaúchos atingem 78% de ocupação, o governador Eduardo Leite (PSDB) pretende que as escolas públicas e privadas do estado retomem as atividades presenciais no dia 31 de agosto. A proposta foi apresentada pelo poder executivo à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na última terça (11).


A ideia do governador é que o retorno seja escalonado, com o Ensino Infantil voltando em 31 de agosto, o Superior em 14/9, o Médio e Técnico em 21/9, o Fundamental em 28/9 e em 8/10 - a depender das séries. Só haverá retorno nas regiões em que a bandeira seja amarela ou laranja.


O CPERS-Sindicato criticou a proposta do governador e afirmou que os trabalhadores da educação não serão vítimas “da política de morte de Eduardo Leite”. Para a entidade sindical, é extremamente preocupante o fato de que grande parte da categoria pertence ao grupo de risco e que o estado não garante, nem mesmo antes da pandemia, as devidas condições de trabalho. 


“Não apenas a pandemia está distante do pico como se alastra de forma acelerada no estado, com casos e óbitos crescendo dia a dia. O consenso científico, ao contrário das opiniões do governador, não mudou desde o primeiro fechamento das escolas: isolamento social é a única forma de conter o avanço da Covid-19. Com efeito, não existe qualquer evidência de que o estado e o país tenham condições de retomar as atividades. Estudos em diversas nações demonstram que as escolas são ambientes especialmente suscetíveis a surtos da doença”, declara o CPERS, em nota. 


O CPERS está divulgando a campanha “Escolas Fechadas, Vidas Preservadas” para combater a ideia de retomada de atividades presenciais. Saiba mais aqui.


Leia também:

Enquanto EUA debate volta às aulas, casos de Covid aumentam

Israel fracassa ao permitir reabertura de escolas durante a pandemia e encara novo surto de coronavírus  


Assessoria ADUFPel com informações de CPERS, Extra Classe e Correio do Povo. Imagens de CPERS e Piratini.

Veja Também

  • relacionada

    Convocação para Assembleia Geral de Greve de 23 de abril

  • relacionada

    Agenda da greve: 19 a 26/04

  • relacionada

    Manifestação na Esplanada reúne 10 mil servidoras e servidores na 'Marcha a Brasília'

  • relacionada

    Greve avança e 4ª rodada da Mesa de Carreira é marcada para sexta-feira (19)

  • relacionada

    19 de abril é dia de resistência dos povos indígenas

  • relacionada

    Apesar do apelo de servidores/as, Cocepe decide não suspender o Calendário Acadêmico neste...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.