ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Regulamentação do ensino de graduação é discutida entre PRE e ADUFPel

?A ADUFPel-SSind reuniu-se com a Pró-Reitoria de Ensino (PRE), na quarta-feira (2) para solicitar informações referentes às mudanças no regulamento das atividades de ensino propostas pela reitoria. A proposição, intitulada "Regulamento do Ensino de Graduação na UFPel", foi elaborada pela administração da Universidade e enviada para as coordenações de curso e direções de unidades em dezembro. Coordenadores e diretores seriam responsáveis por chamar discussão em suas unidades e incentivar o corpo docente a enviarem sugestões e destaques, conforme argumentou a pró-reitora de Graduação, Maria de Fátima Cóssio.


"O prazo para sugestões é 18 de maio agora", frisou a pró-reitora que também afirmou que haverá reunião entre reitoria, diretores de unidades e coordenadores de curso para consolidação do documento. A presidenta da ADUFPel-SSind, Fabiane Tejada, manifestou preocupação pelo fato da discussão depender apenas de coordenadores e diretores para ser realizada.


A ampla discussão foi sugerida pelos representantes da Seção Sindical, para que o debate seja levado pelo coletivo de servidores/as e estudantes da UFPel, e não apenas pelas direções de Unidades e coordenações de Curso. Cóssio, em resposta à solicitação, comprometeu-se em reforçar o pedido para  discussão nas unidades.


O documento

A pró-reitora explicou que o último documento de regulamentação data de 2010, e que muitas práticas usuais não estavam regulamentadas. Por isso, segundo ela, é necessário formalizá-las.


Entre as mudanças previstas no documento, está a carga horária em sala de aula. A hora-aula, definida em 50 minutos, deverá ser adaptada para a hora normal, de 60 minutos. "É corrente a interpretação de que nós temos que prever a integralização da carga horária total dos cursos em hora cheia. De que forma fazer isso? Algumas instituições aumentam número de semanas, outras alteraram o tempo da hora-aula e equivaleram à hora-aula a aula relógio, mas em geral a solução foi aumentar em uma semana", frisou a pró-reitora.

No documento, artigo 149, a administração da universidade propõe, então, o acréscimo de uma semana em cada semestre do calendário letivo, passando de 17 para 18 semanas.


Para acessar a proposta, clique aqui.

Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG deflagram greve a partir de 15 de abril

  • relacionada

    Por que fazer greve?

  • relacionada

    Mulheres recebem 19,4% a menos que homens, aponta o primeiro relatório de igualdade salari...

  • relacionada

    Após 6 anos e dez dias, PF prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco

  • relacionada

    Nota das Diretorias do ANDES-SN e do Sinasefe em apoio à greve da Fasubra

  • relacionada

    Setor das Federais aponta greve docente a partir de 15 de abril

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.