ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Trabalhadores/as da educação convocam nova Greve Nacional para 13 de agosto

O 64º Conad do ANDES-SN deliberou pela construção de uma nova Greve Nacional da Educação em 13 de agosto. O Sindicato Nacional irá somar-se às demais entidades representativas de trabalhadoras e trabalhadores da educação contra os cortes orçamentários que afetam as instituições federais de ensino e a Reforma da Previdência. O novo dia de mobilização foi inicialmente convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), juntamente com outras entidades representativas da educação, e posteriormente incorporado ao calendário de lutas da CSP-Conlutas. 

 

Durante o Conad, o presidente do ANDES-SN, Antonio Gonçalves, avaliou a necessidade de uma nova Greve Geral no país: ‘‘Travamos uma intensa luta em defesa da educação pública e da seguridade social. Para barrar este governo nefasto, já contribuímos em movimentos como o 15M, o 30M, o 14J e o grande ato na última sexta-feira [12]. Estamos nos somando às entidades da educação para a construção do 13 de agosto. É um gesto muito importante para construir a unidade tão necessária na atual conjuntura do país’’. 

 

Após intensos debates, termina 64º Conad

O 64º Conselho do ANDES Sindicato Nacional (Conad) ocorreu entre 11 e 14 de julho, na sede da Associação de Docentes da UnB (Adunb Seção Sindical), em Brasília (DF). Durante os quatro dias, 62 delegados e 134 observadores, representando 64 seções sindicais, além de quatro convidados e 38 diretores do ANDES-SN, discutiram e deliberaram sobre as políticas que orientarão as lutas da entidade no próximo período.

 

Docentes de todo o país avaliaram os retrocessos e os desafios postos pela conjuntura, permeados pela indignação diante dos ataques do governo federal e dos governos estaduais contra a educação, diante do recrudescimento do conservadorismo e dos desafios para a construção da unidade na luta.  

 

Na carta de Brasília, lida durante a plenária de encerramento, foi reafirmada a necessidade de “fortalecimento da unidade de ação para os enfrentamentos que devem ser realizados contra o governo federal de extrema direita de Bolsonaro e o fortalecimento da luta com o conjunto dos Servidores Públicos Federais”.

 

Para o ANDES-SN, o saldo do 64º Conad foi extremamente positivo, tendo prevalecido o clima de mobilização, engajamento e fortalecimento da categoria. A carta ainda destacou: “seguimos na luta, mobilizado(a)s e fortalecido(a)s como sujeitos que lutam na esperança e na certeza que a ordem do capital deve ser superada e que é necessário enfrentar, com unidade, o projeto do capital materializado nos diferentes governos e defender, de forma intransigente, a educação pública, gratuita, laica e socialmente referenciada”. 

 

Leia mais:

 

Abertura do 64° Conad do ANDES-SN reafirma necessidade de unidade na luta

 

Trabalhadores e estudantes realizam ato unificado contra a Reforma da Previdência e os cortes na educação

 

Nota da diretoria da ADUFPel-SSind sobre o ato nacional de 12 de julho

 

Plano de lutas do ANDES-SN é atualizado durante o 64º Conad

 

Docentes lançam manifesto de alerta em defesa do ensino superior público e gratuito durante o 64º Conad

 

Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Em Assembleia Conjunta, servidores/as da UFPel reiteram a importância da greve

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.