ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Not��cia

UFPel tem 19 bolsas da Capes cortadas

A maioria das bolsas pertencia a estudantes que recentemente haviam terminado seus cursos e, em seguida, seriam destinadas a outros.


Estudantes de pós-graduação e docentes foram surpreendidos na quarta-feira (8) com o corte generalizado de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As universidades e institutos de pesquisa sequer foram avisados pelo Ministério da Educação (MEC) sobre a medida. 

Foram recolhidas as bolsas dos seguintes programas: Programa de Demanda Social (DS); Programa de Excelência Acadêmica (PROEX); Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (PROSUC); Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) e o Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD/CAPES).

Segundo a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), o contingenciamento do governo federal atinge em 22% o orçamento da Capes, que é responsável por cerca de 80% das bolsas de estudo nacionais. Os cortes de bolsas não atingem apenas os estudantes da rede federal, mas também estudantes de universidades estaduais, municipais e de instituições privadas. A ANPG tenta reverter os cortes na justiça, junto a outras entidades estudantis.


Estudantes da UFPel são atingidos

Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foram suspensas 19 bolsas de mestrado e doutorado, que estavam previstas para fomentar novas pesquisas de ingressantes na pós-graduação em 2019. Entre as dez de doutorado, de acordo com a Universidade, quatro são de estudantes que fazem o doutorado sanduíche fora do país e por isso não as recebem no momento, mas que deveriam voltar a receber após seu retorno. No entanto, agora correm risco de ficar sem o benefício mesmo durante o curso.

 

Fonte: ANDES-SN e Assessoria ADUFPel

Com informações de ANPG e Assessoria de Imprensa UFPel

Veja Também

  • relacionada

    Assessoria Jurídica do ANDES-SN analisa MP que suspende obrigatoriedade de dias letivos du...

  • relacionada

    Em Medida Provisória, governo permite corte de salário e suspensão de contratos por três m...

  • relacionada

    Entrevista: o papel do jornalismo em meio à pandemia de Coronavírus

  • relacionada

    MPF recomenda revogação dos efeitos da Portaria que amplia corte de bolsas de pesquisa

  • relacionada

    56 anos do Golpe. Para que não se esqueça e não se repita

  • relacionada

    Entrevista sobre uso de máscaras durante a pandemia de Covid-19

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.