ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

XIX Plenária do FNDC reafirma luta pela democratização da mídia

O ANDES-SN integra o Conselho Fiscal do Fórum, cuja nova coordenação foi escolhida durante a plenária

Com a participação de mais de 80 entidades e comitês filiados ao Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), do qual o ANDES-SN faz parte, a XIX Plenária Nacional da associação civil, ocorrida na última semana (21,22 e 23), em São Paulo, discutiu conjuntura, estratégia e elaborou um Plano de Ação para o próximo período. Nesta edição, a plenária elegeu a nova composição da Coordenação Executiva e o Conselho Deliberativo do FNDC para o biênio 2016-2018. O encontro também marcou os 25 anos do Fórum.

Em debate sobre conjuntura, os participantes apontaram para a necessidade de intensificação da pressão social pela regulação da comunicação e denunciaram veículos de mídia que tratam de forma hostil movimentos sociais e populares e toda e qualquer iniciativa social de contraponto ao modelo liberal.

“Foi realizado um espaço de análise de conjuntura com parlamentares e estudiosos, com foco no comportamento da grande imprensa. O acúmulo foi que o grande equívoco dos últimos governos foi o de não fazer a regulação da mídia. Debatemos ainda a possibilidade de limitação do acesso à internet, o que foi considerado como um golpe ao Marco Civil da Internet”, contou Liliane Machado, 2ª vice-presidente da Regional Planalto e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA) do ANDES-SN, que representou o Sindicato Nacional no encontro.

 

Eleição e Plano de Ação

A plenária elegeu, no último dia do encontro (23), a nova composição da Coordenação Executiva e o Conselho Deliberativo da associação para o biênio 2016-2018. Ocupa o cargo de coordenadora geral do Fórum a jornalista Renata Mielli, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé; de secretária geral, Bia Barbosa, do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social; de secretária de Comunicação, Elizabeth Costa da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), entre outros. Foram eleitos também o Conselho Fiscal, do qual o ANDES-SN fará parte, e o Conselho Deliberativo.

Ainda no mesmo dia foi aprovado o Plano de Ação, que orientará a atuação do Fórum para o próximo período, que foca na luta pela democratização da comunicação. Ações específicas também estão contempladas no Plano, como as questões relativas à internet, banda larga, comunicação pública e radiodifusão comunitária.

 

Deliberação congressual

Durante o 35º Congresso do ANDES-SN, realizado no início do ano em Curitiba (PR), os docentes deliberaram por ampliar a participação e intensificar o intercâmbio das seções sindicais na luta pela democratização das comunicações, tanto no âmbito nacional como local, em parceria com movimentos, fóruns, professores e grupos de pesquisa que atuam nesta temática, como é o caso do FNDC, que a entidade constrói.

 

 

Com informações do FNDC

Fonte: ANDES-SN

 

Veja Também

  • relacionada

    Docentes da UFPel e do IFSul-CaVG deflagram greve a partir de 15 de abril

  • relacionada

    Por que fazer greve?

  • relacionada

    Mulheres recebem 19,4% a menos que homens, aponta o primeiro relatório de igualdade salari...

  • relacionada

    Após 6 anos e dez dias, PF prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco

  • relacionada

    Nota das Diretorias do ANDES-SN e do Sinasefe em apoio à greve da Fasubra

  • relacionada

    Setor das Federais aponta greve docente a partir de 15 de abril

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.