ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

876 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

noticia

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Mais de 876 mil pessoas em 420,1 mil domicílios tiveram suas casas atingidas diretamente pelas enchentes e deslizamentos nos 418 municípios do Rio Grande do Sul em estado de calamidade ou emergência. Os números representam 8,8% da população e dos domicílios do estado. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na quarta-feira (17).


Segundo a análise, a mancha de impacto das enchentes e deslizamentos atingiu aproximadamente 16,1 mil quilômetros quadrados, alcançando 484 municípios do Rio Grande do Sul dos atuais 497.

A elaboração das estimativas envolveu a combinação de dados de imagens de satélite, modelos computacionais, dados censitários e registros administrativos. Foram utilizados dados da mancha de impacto, do Censo Demográfico de 2022 e do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (Cadastro Único) de abril de 2024.

De acordo com a publicação, o impacto dos eventos climáticos é mais amplo do que o indicado no estudo, pois mesmo famílias não diretamente atingidas podem sofrer consequências, uma vez que seus familiares, locais de trabalho e serviços públicos da região podem ter sido afetados. 

Rastro da destruição
As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no final de abril destruíram cidades inteiras, afetaram o abastecimento de água, comida e energia elétrica. A catástrofe deixou mais de meio milhão de pessoas desalojadas, resultou na morte de 182 pessoas e deixou outras mais de 800 feridas, segundo o último boletim publicado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, em 10 de julho. 29 pessoas continuam desaparecidas.

ANDES-SN na luta
As seis seções sindicais do ANDES-SN no Rio Grande do Sul, dentre elas a ADUFPel, se somaram às ações de solidariedade nas ruas, nos abrigos e diferentes instituições, a partir de serviços voluntários, prestação de serviços, doações e toda sorte de iniciativas solidárias. O Sindicato Nacional também orientou as demais seções sindicais e a categoria a fazer doações para as entidades de movimentos sociais que estavam na linha de frente no apoio à população atingida.

Fonte: ANDES-SN, com edição de Assessoria de Imprensa ADUFPel


Veja Também

  • relacionada

    Encerramento do 68º Conad é marcado por moções e leitura da Carta de Manaus

  • relacionada

    Plenária do Tema III aprova prestação de contas e São Luís como sede do 69º Conad

  • relacionada

    Convocação para segunda reunião do Conselho de Representantes no dia 16 de julho

  • relacionada

    Atualização das Lutas dos Setores do ANDES-SN destaca debate sobre extinção da Uemg

  • relacionada

    Podcast Viração aborda o que está em jogo com a Reforma Administrativa

  • relacionada

    Docentes aprovam resoluções remetidas pelo 43º Congresso ao 68º Conad

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.