ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

“Código de Convivência” da Prefeitura de Pelotas será discutido hoje em assembleia popular

A Prefeitura Municipal de Pelotas, seguindo as ações repressivas do “Pacto pela Paz,” apresentou nesta semana um “Código de Convivência” para a Câmara Municipal. Com 64 artigos, o Projeto de Lei do Código avança com a moral repressiva e punitiva do Pacto, dando, por exemplo, poder de Polícia à Guarda Municipal e proibindo consumo de bebidas alcoólicas em parques e praças, sob pena de multa. Em face da falta de diálogo do Executivo municipal com a população, o coletivo Pacto pela Voz organiza uma assembleia popular hoje, às 18h30, no Mercado Público.

 

Pacto Pelotas pela Paz

O programa Pacto Pelotas pela Paz foi lançado no dia 11 de agosto pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Comunitas. As ações, segundo a gestão, visam transformar a realidade da segurança em Pelotas. No plano, existem cinco eixos: Policiamento e Justiça, Prevenção Social, Fiscalização Administrativa, Urbanismo e Tecnologia. As ações de repressão que vêm ocorrendo periodicamente, assim como os casos de truculência contra estudantes e imigrantes acenderam a discussão sobre os métodos empregados pela Prefeitura na suposta promoção da paz.

 

O Código de Convivência faz parte das ações do Pacto. O Projeto de Lei pode ser conferido na íntegra aqui. Entre as medidas previstas, está a abordagem da Guarda Municipal a vendedores ambulantes, com poder de apreensão de mercadorias e aplicação de multa; proibição do consumo de bebidas alcoólicas em parques e praças; proibição de evento em espaço público sem autorização de órgão competente, entre outras.


“Pacto pela Voz

O Pacto pela Voz, é um movimento apartidário da sociedade civil que faz contraponto ao autoritarismo, truculência e silenciamento promovidos pelo poder público através da Guarda Municipal e à forma vertical pela qual está sendo implementado o projeto de lei “Pacto pela Paz”.

 

 

Leia também:
Boteco da Filosofia discute Pacto Pelotas pela Paz

 

Assessoria ADUFPel

Imagem de Pacto pela Voz

 

Veja Também

  • relacionada

    Diretoria da ADUFPel para o biênio de 2025/2027 é empossada

  • relacionada

    ADUFPel 46 anos: uma trajetória de luta em defesa da educação pública

  • relacionada

    Anistia, autonomia sindical e colapso climático pautados no XXVI Encontro da Regional RS d...

  • relacionada

    Expediente ADUFPel dias 19 e 20 de junho de 2025

  • relacionada

    Neste 17 de junho, celebramos o Dia do/a Funcionário/a Público/a Aposentado/a

  • relacionada

    Em Mesa Central, governo não avança em resposta à pauta de reivindicações de servidoras e ...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.