ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

“Vem para o sindicato!”: ADUFPel lança campanha de sindicalização

A ADUFPel - Seção Sindical do ANDES-SN, com o objetivo de ampliar a voz dos/das docentes federais, lança, nesta segunda-feira (13), a campanha de sindicalização “Vem para o sindicato!”. A iniciativa busca fortalecer a categoria para a defesa de direitos, da carreira, da democracia e da universidade pública e gratuita e dá início às comemorações dos 45 anos da entidade, que serão completados em 18 de junho de 2024. 


A campanha estará nas ruas, de maneira física, e online, nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e no site da ADUFPel-SSind. Durante esse período, faixas e cartazes ficarão instalados por toda a UFPel e a diretoria do sindicato irá percorrer as unidades para conversar com professoras e professores, elucidar dúvidas e iniciar um processo de pré-sindicalização dos/as que tiverem interesse. 


Um novo canal para facilitar a filiação também foi criado dentro do nosso site e já está disponível aqui. Caso tenha interesse em se sindicalizar, entre na aba “Sindicalize-se” e registre seu nome, telefone e e-mail. Após isso, a equipe de secretários/as entrará em contato para finalizar o processo. É muito simples. 


Já sou sindicalizado/a, como posso contribuir?

Aqueles e aquelas que já estiverem filiados/as à ADUFPel também podem fazer parte da campanha de diversas formas. Quais são elas?


1. Vestindo a camiseta da campanha e se disponibilizando a acompanhar os/as nossos diretores/as nas visitas às unidades. Basta entrar em contato conosco via imprensa@adufpel.org.br e informar interesse; 

2. Distribuindo nossos materiais informativos e conversando com os e as colegas;

3. Curtindo e compartilhando as publicações das redes sociais.


Por que se sindicalizar?

Pensar conjuntamente e interferir articuladamente nas questões que dizem respeito à educação pública e à defesa dos direitos dos/das professores/as é um dos fundamentos da ADUFPel e do ANDES-Sindicato Nacional. 


Essa é uma das maiores vantagens de se sindicalizar, pois agir em grupo é sempre muito mais eficaz e producente do que agir individualmente. Mas, apesar de estarmos unidos pelas mesmas ideias, as individualidades devem ser respeitadas. Por isso, a democracia e a liberdade de pensamento e expressão são a nossa base.


Direitos do/a sindicalizado/a

- Votar e ser votado para os cargos de representação;

- Apresentar propostas, sugestões ou representações;

- Participar diretamente das deliberações;

- Participar de Grupos de Trabalho;

- Recorrer das decisões da Diretoria.


Segundo o presidente da ADUFPel, Carlos Rogério Mauch, a defesa da universidade pública necessariamente passa pela capacidade de luta coletiva em defesa de pautas históricas, por isso faz um convite aos professores e às professoras da UFPel, ainda não sindicalizados e sindicalizadas.


“Venha fazer parte de nosso sindicato, a ADUFPel, seção sindical do Andes Sindicato Nacional. Sua filiação fortalece a nossa luta em torno de nossas pautas em defesa da universidade pública, gratuita, laica, de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada. Venha conosco qualificar o debate sobre políticas educacionais, seguridade social, carreira docente, ciência e Tecnologia, política agrária, urbana e ambiental, comunicação e arte, formação sindical dentre outros temas relevantes”, ressaltou.


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Agenda da greve: 29/04 a 03/05

  • relacionada

    Reunião para instalação da Junta Eleitoral acontece na segunda (29)

  • relacionada

    Comando Local de Greve participa de diálogo em assembleia dos alunos do Centro Acadêmico F...

  • relacionada

    Edital do Processo de Consulta à Comunidade Universitária Para Escolha de Reitor(a) e Vice...

  • relacionada

    Nota à imprensa sobre consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.