ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

29 de maio é Dia de Luta e em Defesa do Orçamento da Rede Federal de Ensino e da Educação Pública

A ADUFPel conclama todas e todos as/os docentes a somarem-se à mobilização do Dia Nacional de Luta e em Defesa do Orçamento da Rede Federal de Ensino e da Educação Pública, convocado pelo ANDES-SN para esta quinta-feira (29). A data integra o calendário de mobilizações das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e expressa a indignação crescente diante dos sucessivos ataques ao financiamento da educação pública.


A política econômica do governo federal, ao priorizar o cumprimento das metas fiscais em detrimento dos direitos sociais, aprofunda a crise nas universidades. No dia 30 de abril, por meio do Decreto nº 12.448/2025, o governo limitou severamente os recursos destinados às Instituições Federais de Ensino, congelando R$ 31,3 bilhões do Orçamento de 2025 para atender às exigências do novo Arcabouço Fiscal. 


Embora tenha anunciado uma recomposição parcial de recursos nesta terça (27), as universidades ainda funcionam com recursos limitados, resultantes de sucessivos cortes, e seguem enfrentando dificuldades para manter suas atividades básicas, enquanto se agravam as condições de trabalho e ensino.


Por isso, neste dia 29, sugerimos que os/as docentes da UFPel e do IFSul-CaVG promovam discussões em suas unidades acadêmicas sobre a situação orçamentária, os impactos diretos das medidas de ajuste fiscal e os rumos que a educação pública tem tomado. 


Fortaleça a luta em defesa da educação pública, contra os cortes e o Arcabouço Fiscal!


Texto: Assessoria de Imprensa ADUFPel 

Veja Também

  • relacionada

    Assembleia da ADUFPel aprova adesão à paralisação nacional no dia 29/10

  • relacionada

    Cine UFPel recebe mostra sobre aborto e feminismo promovida pela Frente 8M Pelotas

  • relacionada

    Reforma Administrativa com ataques piores que da PEC 32/20 avança na Câmara

  • relacionada

    ADUFPel visita Centro de Letras e Comunicação nesta quarta-feira (8)

  • relacionada

    ANDES-SN convoca docentes para Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa em 29 de ou...

  • relacionada

    Podcast Viração fala sobre disputa de narrativas e ampliação lutas: a comunicação sindical...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.