ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Not��cia

9º Conad Extraordinário do ANDES-SN começa segunda-feira (28)

Começa, na próxima segunda-feira (28), o 9º Conad Extraordinário do ANDES-SN, que terá como tema "A vida acima dos lucros: Em defesa das instituições de ensino, dos serviços públicos e da autonomia sindical!". Este será o segundo Conad Extraordinário realizado pela internet, em decorrência da pandemia da Covid-19.

O encontro acontecerá até quarta-feira (30) e, além das plenárias de abertura, instalação e encerramento, prevê outras três plenárias: Movimento Docente e Conjuntura, Plano de Lutas dos Setores e Questões organizativas e financeiras. Nesta última, será abordado o processo eleitoral do Sindicato Nacional, que está suspenso também devido à pandemia do novo coronavírus.

Eleições do ANDES-SN

Diante da impossibilidade de realizar o processo eleitoral - que foi suspenso por indicação da Comissão Eleitoral Central (CEC), em acordo com as chapas inscritas - a diretoria da entidade convocou o 8º Conad Extraordinário, realizado via internet, para que a base do sindicato pudesse se posicionar sobre a prorrogação do mandato da atual diretoria. O encontro aconteceu nos dias 30 e 31 de julho e as deliberações acerca do processo eleitoral foram precedidas pelo debate de conjuntura.

Os delegados e as delegadas do 8ª Conad Extraordinário aprovaram a prorrogação do mandato da atual Diretoria Nacional (biênio 2018-2020), pelo prazo de até 90 (noventa) dias, prorrogáveis por mais até 90 dias. Decidiram, ainda, que a CEC seria responsável por refazer o regimento e o calendário eleitoral, tão logo seja possível a realização de eleições sindicais, a partir do diálogo com as duas chapas concorrentes ao pleito; e que a Diretoria Nacional do ANDES-SN convocaria um novo Conad Extraordinário até setembro deste ano para deliberar sobre o novo regimento e calendário eleitoral recomposto.

Decisão de Assembleia Geral da ADUFPel

No dia 22 de agosto, em Assembleia Geral Virtual da ADUFPel, um dos pontos de pauta debatidos pelos docentes foi o 9º Conad Extraordinário. Na ocasião, a categoria apresentou preocupações em relação ao formato multitemático do evento e às eleições para a diretoria nacional.

Segundo a presidente da ADUFPel, Celeste Pereira, por ser extraordinário, o Conad deve abordar apenas as eleições do Sindicato Nacional, pois compreende que o espaço não é o mais adequado para o restante das discussões, assim como aponta o Estatuto. Além disso, a docente defendeu, bem como os demais professores que se manifestaram, a aprovação do Texto de Resolução (TR) 18, que aponta para o formato presencial das eleições da nova Diretoria.

Dessa forma, a Assembleia aprovou, por ampla maioria, um Conad monotemático e a realização da eleição conforme o TR 18, que propõe a prorrogação do mandato da Diretoria do ANDES-SN por seis meses a partir do 9º Conad, transferindo para o 40º Congresso a decisão sobre a data da votação presencial. Também, deliberou que TR 9, o qual trata da discussão da criminalização do comunismo, seja transformado em moção de repúdio. 

As deliberações serão encaminhadas à diretoria nacional do ANDES-SN e, para representar a Seção Sindical no evento, foi escolhida a professora Celeste Pereira, como delegada, seguindo a indicação da diretoria, e o professor Henrique Mendonça, como suplente observador. 

Confira aqui o Caderno de Textos do 9º Conad Extraordinário

Fonte: ANDES-SN com edição e inclusão de informações de Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Eleição do ANDES-SN começa em 3 de novembro: saiba como votar

  • relacionada

    Expediente 2 de novembro

  • relacionada

    ANDES-SN se manifesta contra nota da CNI que ataca servidores públicos brasileiros

  • relacionada

    O SUS é do povo! Bolsonaro revoga decreto que abria portas para privatização de UBS

  • relacionada

    Nota de pesar pelo falecimento da Mestra Griot Sirley Amaro

  • relacionada

    Debate entre as chapas que concorrem à direção do ANDES-SN acontece nesta sexta (30)

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.