ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

A Assembleia Geral Extraordinária da ADUFPel, realizada na manhã desta quinta-feira (25), apresentou e colocou em apreciação o regimento para a consulta à comunidade universitária para escolha de reitor/a e vice-reitor/a da UFPel (gestão 2025-2028). O documento foi construído em conjunto pelos técnico-administrativos, representados pelo ASUFPel, pelos docentes da ADUFPel e por representante do Conselho de Entidades de Base (CEB). Na ocasião, as entidades concordaram em encaminhar a solicitação ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para que o mesmo auxilie no processo de consulta. 


O encontro começou com a leitura do regimento pelo presidente da ADUFPel, Carlos Rogério Mauch. As normas foram apresentadas item por item e tratavam dos seguintes assuntos: organização e coordenação do processo eleitoral; inscrições; homologação das inscrições; Junta Eleitoral; eleitores, votação; fiscalização do processo; apuração e disposições gerais.    


Dois pontos ficaram no centro do debate, o fato das urnas eletrônicas não possibilitarem que discentes que não estão em Pelotas participarem da consulta e a preocupação em relação ao cumprimento dos prazos propostos, sendo um momento delicado, já que técnicos/as e docentes estão em greve.


Em busca de esclarecer, principalmente essas duas questões, o presidente da ADUFPel afirmou: “A Junta Eleitoral, representada pelas três entidades, pode entender que é possível incluir os estudantes EaD e que pode inclusive mudar os prazos, caso não seja possível cumpri-los em função da greve, com isso não há nenhuma decisão aqui que exclua alguém. A ADUFPel entende a importância das três categorias participarem do processo eleitoral como organização”. 


Encaminhamentos

Foram apresentados dois encaminhamentos. Sendo o primeiro de manter o regimento com a ressalva aprovada em assembleia, que a Junta Eleitoral terá a liberdade para discutir a possibilidade do voto EaD e eventuais mudanças das datas previstas e outros ajustes, se necessário para o processo eleitoral. 


O segundo foi o de transferir esse processo para um outro momento, para depois, então, dessa transferência, fazer a aprovação do regimento. 


Com base nisso, após debates, a Assembleia aprovou, por ampla maioria, a primeira proposta. 


Assessoria de Imprensa ADUFPel

Foto: Assessoria de Imprensa ADUFPel


Veja Também

  • relacionada

    Jurídico do ANDES-SN aponta ilegalidade na cobrança do controle de frequência de docentes ...

  • relacionada

    Governo busca aprofundar política de divisionismo entre as categorias do funcionalismo fed...

  • relacionada

    Situação orçamentária da UFPel é grave

  • relacionada

    Greve de docentes federais chega a 39 instituições

  • relacionada

    Em acordo com as Normas para a Consulta à Comunidade Universitária, divulgamos a homologaç...

  • relacionada

    Dia do/a Trabalhador/a é dia de luta!

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.