ADUFPel apoia paralisação das/os trabalhadoras/es das escolas municipais de Pelotas
A ADUFPel manifesta apoio à mobilização das/os profissionais do Magistério e das/os funcionárias/os de escolas municipais que, nesta quarta-feira (23), aderem à Paralisação Nacional pela Educação Pública. Em Pelotas, o movimento terá a participação do SIMP, conforme deliberação das assembleias dos/as trabalhadores/as em Educação.
A paralisação faz parte da programação da 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), entre os dias 22 e 28 de abril, sob o tema “Escola Pública não é Negócio. É Direito!”. A ação visa chamar a atenção da sociedade para os riscos impostos pela crescente privatização, militarização das escolas e pela contínua desvalorização.
O dia será marcado por manifestações em todo o país, alertando para os impactos da privatização, que retira recursos do setor público em favor de interesses privados, fragiliza a gestão democrática nas instituições de ensino e compromete direitos essenciais, como o piso salarial, planos de carreira e concursos públicos. Também denuncia a precarização das condições de trabalho das/os funcionárias/os da educação, que seguem sem regulamentação salarial, e o avanço de projetos como o "Escola Sem Partido", que ferem a liberdade de cátedra e o pensamento crítico.
Texto: Assessoria de Imprensa ADUFPel, com informações de CNTE e SIMP