ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

CDD completa 25 anos de luta e resistência

No último dia 20 de agosto, o Comitê de Desenvolvimento do Dunas (CDD) comemorou seus 25 anos com diversas atividades culturais. Organizada de forma espontânea e com o apoio de colaboradores/as e da comunidade, a festividade contou com apresentações musicais e de dança, mais uma vez levando moradores/as para as ruas do bairro. Dentre as atrações, estavam o grupo Odara, Tropa da Dança e o Blólôko que finalizou a festa com carnaval. 

O Dunas, bairro periférico da cidade de Pelotas, onde está situado o CDD, se formou no ano de 1988 por iniciativa do governo municipal da época, junto da assistência social de habitação. Inicialmente com três ruas e priorizando abrigar mulheres, principalmente mães e, posteriormente, com a ordenação de nove ruas, o loteamento começa a se formar. Logo depois, já com a ausência do poder público, famílias passam a ocupar o espaço, que hoje conta com 29 ruas. Sem uma estrutura básica na época, como rede de esgoto e iluminação, os/as residentes se organizaram formando a associação de moradores/as, que foi fundamental para a elaboração do Comitê logo na sequência. 

Nesse contexto, a associação acaba assumindo as questões mais voltadas ao direito à moradia, já o Comitê as demandas da economia criativa, na geração de trabalho, renda e cultura. “Uma parceria do governo alemão, através da GTZ (agora GIZ, Cooperação Técnica Alemã), com o governo brasileiro, estava trazendo a experiência do pós-guerra Alemão, onde a sociedade civil, a partir de Organizações Não Governamentais, começou a reconstruir a Alemanha depois que perdeu a guerra”, afirma Betinho, coordenador da Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional (ONG AMIZ). 

Com a proposta de buscar bairros periféricos, pouco estruturados, o PRORENDA (Projeto de Cooperação Técnica entre o Governo da Alemanha e do Brasil) tinha a intenção de impulsionar o desenvolvimento local, a educação e a cultura, formando comitês de desenvolvimento, então o CDD é formalizado. “Além da comunidade reivindicar as questões de habilitação, também começou a participar das relações de poder com o setor público, alavancou, por exemplo, a constituição da ONG AMIZ, cuja sede é no loteamento Dunas”, reitera o coordenador da ONG. 

A partir disso, o Comitê, através de suas reivindicações, começa a receber mais visibilidade e, ao longo de seus 25 anos de trajetória, conquista alguns direitos fundamentais para seus moradores/as, como a instalação de escolas, Unidade Básica de Saúde e a praça CEU. 

“Obviamente, o bairro ainda possui muitas necessidades de ambiência urbana, mas os acessos principais e os equipamentos públicos, tudo isso, ao longo desse tempo, foi conquistado pela mobilização”, finaliza Betinho. 

Para saber mais sobre o CDD, clique aqui.

Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Situação orçamentária da UFPel é grave

  • relacionada

    Greve de docentes federais chega a 39 instituições

  • relacionada

    Em acordo com as Normas para a Consulta à Comunidade Universitária, divulgamos a homologaç...

  • relacionada

    Dia do/a Trabalhador/a é dia de luta!

  • relacionada

    ADUFPel promove debate sobre carreira docente na próxima sexta (03)

  • relacionada

    Quadro atualizado da Greve Docente Federal - 26 de abril de 2024

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.