ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Comunidade acadêmica da UFPel escolhe Paulo Roberto Ferreira como novo reitor

A chapa 1 (UFPel Diversa), representada pelo professor Paulo Roberto Ferreira Júnior, foi a vencedora da Consulta Informal à comunidade acadêmica, com 56,5% dos votos. O resultado foi conhecido na noite desta quinta-feira (15), após o processo de apuração transmitido ao vivo pelo YouTube da Junta da Consulta Informal. 


A chapa 1 disputou o segundo turno contra a chapa 2 (UFPel Mais), do professor Fábio Cerqueira, que obteve 43,4% dos votos. Participaram do processo 7.843 pessoas, entre 23 mil aptas. 


Paulo é docente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel desde 2009. Possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestrado na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 


A sua vice, Úrsula Silva, é docente da Universidade desde 1995. Suas áreas de atuação são estética e cultura visual. Atualmente está diretora do Centro de Artes. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestrado em Filosofia e Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Doutorado em Educação pela UFPel.


A consulta

O processo de consulta ocorreu de maneira física e on-line. Foi organizado de forma paritária e democrática pela Comissão da Consulta Informal (COE) e conduzido pela Junta da Consulta Informal (JCI), compostas pela ADUFPel-SSind, pelo ASUFPel-Sindicato e pelo DCE, entidades representativas dos três segmentos. 


Os nomes da lista tríplice serão enviados ao Conselho Universitário (Consun), que irá reunir-se para tratar do assunto na segunda-feira (19) e, após, seguirão para o Ministério da Educação, órgão que se encarrega de indicar o novo reitor. 


Votos

Chapa 1 (UFPel Diversa)

Docentes: 733

Técnico-administrativos: 433

Estudantes: 3.474


Chapa 2 (UFPel Mais)

Docentes: 407

Técnico-administrativos: 535

Estudantes: 2.261


Assessoria ADUFPel

Foto: Divulgação

Veja Também

  • relacionada

    Agenda da greve: 29/04 a 03/05

  • relacionada

    Reunião para instalação da Junta Eleitoral acontece na segunda (29)

  • relacionada

    Comando Local de Greve participa de diálogo em assembleia dos alunos do Centro Acadêmico F...

  • relacionada

    Edital do Processo de Consulta à Comunidade Universitária Para Escolha de Reitor(a) e Vice...

  • relacionada

    Nota à imprensa sobre consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.