Em Assembleia Geral, docentes aprovam a instalação da Comissão da Verdade da ADUFPel
Nesta quinta-feira (18), em Assembleia Geral Permanente, docentes aprovaram a instalação da Comissão da Verdade da ADUFPel-SSind e escolheram a delegação que irá representar a Seção Sindical no 66º Conad do ANDES-SN.
A partir da reativação do Grupo de Trabalho de História do Movimento Docente (GTHMD), foi instituída a Comissão da Verdade local, com o objetivo principal de fazer um levantamento em história oral, com entrevistas, para registrar e denunciar os impactos dos fatos perpetrados contra docentes universitários durante a ditadura empresarial-militar. “A gente tem que levantar tudo isso para não permitir que essa história seja reescrita”, afirmou o diretor da ADUFPel e coordenador do Grupo de Trabalho de História do Movimento Docente (GTHMD), Júlio César Spanó.
Além disso, o grupo irá trabalhar para a cassação de títulos Honoris Causa concedidos a ditadores, autores de graves violações de direitos humanos no decorrer do período entre 1964 e 1985, a exemplo de outras instituições do país, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que realizaram o mesmo por meio de uma Comissão da Verdade e Justiça institucional. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), conforme solicitação da Advocacia-Geral da União, essa Comissão já foi criada.
Delegação para o 66º Conad do ANDES-SN
A categoria também escolheu quais serão os/as representantes da entidade no 66º Conad do ANDES-SN, que acontecerá de 14 a 16 de julho em Campina Grande (PB), cujo tema central é "66º Conad do ANDES-SN: na reorganização da classe com inspiração nas lutas e culturas populares".
Irão Carlos Rogério Mauch (delegado); Elaine da Silva Neves e Regiana Blank Wille (observadoras/suplentes de delegado); Celeste dos Santos Pereira, Rose Méri Santos da Silva, Norlai Alves Azevedo, Ana Lúcia Costa de Oliveira e Fernanda Hernandes Figueira (observadoras).
Registro de pesar
Ao fim da Assembleia, foi registrado pesar pelo falecimento do primeiro presidente da ADUFPel, Edson Tadeu Holthausen, e apontado que, durante a comemoração de aniversário da ADUFPel, seja realizada uma homenagem.
Assessoria ADUFPel
Foto: Assessoria ADUFPel