ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Governo uruguaio tenta proibir greve de docentes

O governo do Uruguai decretou na última segunda-feira (24) a “essencialidade” dos serviços de educação do país, na tentativa de impedir a greve dos docentes e servidores da Universidad de La Republica (Udelar), a grande universidade pública do país. O decreto foi duramente criticado pelos sindicatos, que o consideram uma medida autoritária e demagógica.


Os docentes e servidores da Udelar estão em processo de mobilização para negociar suas pautas de reivindicações com o governo uruguaio há algumas semanas. Entre as reivindicações, está a cobrança de destinação de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) para educação pública.


Após a divulgação do decreto, que, na prática, proíbe a realização de greves na área da educação, os sindicatos se manifestaram. A Associação dos Docentes da Udelar (Adur) divulgou nota, afirmando que a medida do governo não promove o diálogo e não constitui um caminho para melhorar a educação do país. “A Adur declara seu profundo rechaço à medida e espera que ela seja revertida rapidamente”, cobra a nota.


Já a Agremiação Federal de Funcionários da Udelar (Affur) considerou que o decreto é reacionário e que faz do governo uruguaio um dos mais conservadores do mundo, ao cercear o direito de organização sindical. A Federação de Estudantes Universitários do Uruguai (Feuu) afirma que o decreto é autoritário e que criminaliza a mobilização social em defesa da educação.


Em resposta ao decreto e em defesa da educação pública, docentes, servidores e estudantes da Udelar estão organizando uma grande manifestação para a noite de quinta-feira (27), em Montevidéu, capital do país.


*Com informações de Adur e imagem de Udelar

 

Fonte: ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    Agenda da greve: 29/04 a 03/05

  • relacionada

    Reunião para instalação da Junta Eleitoral acontece na segunda (29)

  • relacionada

    Comando Local de Greve participa de diálogo em assembleia dos alunos do Centro Acadêmico F...

  • relacionada

    Edital do Processo de Consulta à Comunidade Universitária Para Escolha de Reitor(a) e Vice...

  • relacionada

    Nota à imprensa sobre consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.