GTPFS do ANDES-SN define calendário de mobilizações e reforça solidariedade à Palestina
Nos dias 5 e 6 de setembro, o Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) do ANDES-SN realizou reunião em Brasília para debater temas estratégicos para a organização e a mobilização da categoria docente, com foco na luta contra a Reforma Administrativa, ações de solidariedade internacional à Palestina e debates internos sobre a estrutura sindical do Sindicato Nacional. A ADUFPel esteve representada pelos diretores Humberto Vianna e Norlai Azevedo.
O encontro incluiu informes das seções sindicais, nos quais foram relatadas ações locais de enfrentamento à Reforma Administrativa e de formação política. Outro ponto de destaque foi a campanha nacional contra a medida, reforçada com a disponibilização de materiais de divulgação para as seções.
Ao discutir o fortalecimento da mobilização contra a Reforma, o GTPFS destacou a importância de ampliar o diálogo com a base, produzir materiais de apoio e intensificar as ações nas redes sociais. Também foi levantada a proposta de retomar o modelo de pressão de 2021, com semanas seguidas de mobilização, além de incentivar assembleias e a participação de novos docentes nas comissões de mobilização.
A solidariedade internacional teve espaço central na reunião. Uma mesa contou com a participação do embaixador da Palestina, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, da professora Rina Muna Muhammad Odeh e da psicóloga Rima Mahmud. Nela, foram denunciados os impactos da guerra em curso, como a destruição de universidades e escolas palestinas, e apresentadas propostas de engajamento das seções sindicais, incluindo o boicote acadêmico a instituições israelenses. O tema também foi aprofundado em debate com o professor Osvaldo Coggiola, que reforçou a importância da solidariedade internacional como parte da luta dos trabalhadores da educação.
Sobre a participação do ANDES-SN em eventos internacionais, o sindicato relatou que vai estar presente no IV Encontro Mundial sobre Neoliberalismo na Educação e avaliou a possibilidade de filiação à Federação Internacional dos Trabalhadores da Educação, ampliando sua articulação global. Já em nível nacional, destacou-se a convocação para o seminário sobre estrutura sindical, a ser realizado em novembro na ADUNIFESP, que debaterá a organização interna e o papel do sindicato nacional.
Encaminhamentos
A reunião encaminho a realização de um ato em frente ao Itamaraty no dia 13 de dezembro, em resposta à interceptação de barcos com ajuda humanitária por Israel; o aproveitamento da marcha contra a Reforma Administrativa para também pautar a solidariedade à Palestina; proposta de realização de um evento internacional no próximo semestre, com foco nas lutas sociais globais e solidariedade internacional; a promoção de ações culturais e formativas, como lançamentos e traduções de livros, produção de cartazes e panfletos sobre a Palestina e demais lutas.
Também foram definidos os seguintes marcos de mobilização nos próximos meses:
30/09 – Unificação das lutas em torno do plebiscito popular.
17 a 24/09 – Mobilização nas redes sociais contra a Reforma Administrativa.
14 e 15/10 – Marcha a Brasília contra a reforma da previdência.
Texto: Assessoria de Imprensa ADUFPel
Fotos: ADUFPel