ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Luta da comunidade acadêmica conquista nomeação de reitor eleito na UFPA

Após meses de luta, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA) conquistou a nomeação do professor Emmanuel Tourinho como reitor da instituição na manhã desta quarta-feira (14). O docente havia sido reeleito com 92,7% dos votos em junho, e desde então esperava pela chancela do governo federal.


A escolha de Tourinho tinha sido referendada pelo Conselho Universitário (Consun) em julho, mas o governo de Bolsonaro começou a fazer manobras para impedir a posse e justificar a nomeação de um interventor na UFPA. À época, o Ministério da Educação (MEC) alegou que a consulta que elegeu Tourinho  desobedeceu a legislação por ter sido paritária. O presidente já nomeou vários interventores em universidades federais pelo país, como na UFRGS e na UFC.


Desde o último domingo, a UFPA estava sob o comando do decano do Consun, professor Tadeu Oliver, nomeado reitor interino pelos conselheiros após o fim do mandato do vice-reitor Gilmar Silva, no dia 10 de outubro. Gilmar havia assumido temporariamente a reitoria da UFPA em 22 de setembro, quando a gestão de Emmanuel Tourinho encerrou sem que o MEC nomeasse o novo reitor.


A Associação dos Docentes da UFPA (ADUFPA), em conjunto com servidores e estudantes, estava mobilizada para conquistar a nomeação de Tourinho. Na última semana, foram realizados protestos e carreatas em defesa da democracia e da autonomia universitária. 


Em nota, a diretoria da ADUFPA considerou a nomeação do reitor eleito “uma vitória da democracia e da luta da comunidade universitária, que se mobilizou para garantir a posse do reitor eleito com mais de 92% votos. Agora, é seguir a luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade”. 


“Aqui na UFPel, esse é também o desejo da comunidade acadêmica. Após o segundo turno da Consulta Informal que está em processo, e o encaminhamento formal via Consun, esperamos o reconhecimento da autonomia universitária e a nomeação do indicado pela Comunidade da UFPel”, comenta Celeste Pereira, presidente da ADUFPel.


Com informações e imagem de ADUFPA

Veja Também

  • relacionada

    Agenda da greve: 29/04 a 03/05

  • relacionada

    Reunião para instalação da Junta Eleitoral acontece na segunda (29)

  • relacionada

    Comando Local de Greve participa de diálogo em assembleia dos alunos do Centro Acadêmico F...

  • relacionada

    Edital do Processo de Consulta à Comunidade Universitária Para Escolha de Reitor(a) e Vice...

  • relacionada

    Nota à imprensa sobre consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.