ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Mais uma intervenção: Bolsonaro nomeia derrotado como reitor da UFPB

Na quarta-feira (4), o presidente Jair Bolsonaro nomeou mais um interventor como reitor. Valdiney Veloso Gouveia, terceiro colocado na Consulta à comunidade acadêmica, foi escolhido para comandar a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nos próximos quatro anos.


A sua chapa teve uma votação inexpressiva, perdendo em todos os segmentos: docente, técnicos administrativo e estudantes. Além disso, obteve um total de zero voto no Conselho Universitário (Consuni), e só entrou na lista Tríplice por conta de uma liminar. 


Terezinha e Mônica, da Chapa 2 – “Inovação com Inclusão”, venceram a consulta com 964.518 votos (soma total ponderada e normalizada). O segundo lugar Isac/Regina Célia obteve 920.013 votos (soma total ponderada e normalizada), restando os 106.496 para a chapa Valdiney/Liana.


Fernando Cunha, presidente do Sindicato dos Professores da UFPB (ADUFPB - Seção Sindical do ANDES-SN) afirma que este é mais um ataque do governo à democracia: “Este é mais um ataque à Universidade, à democracia e à autonomia universitária, demonstrando, claramente, que esse governo não tem nenhuma responsabilidade com a coisa pública, com a legitimidade dos processos democráticos. Ele demonstra claramente que é inimigo da Educação”, destaca Fernando.


Para o docente, o governo Bolsonaro não tem proposta educacional. “Como ele disse na campanha ‘é destruição de tudo isso aí’, que é a privatização do ensino público no Brasil, ampliar o caráter ideológico no campo da direita, da narrativa conservadora, a-científica e negacionista, e seguir o processo de desmonte da Educação. Então essas nomeações de Reitores é para implementar o Future-se, para todo o tipo de negociatas e interesses privados dentro da instituição”.


Assessoria ADUFPel com informações de Brasil de Fato e ADUFPB. Imagem de UFPB.

Veja Também

  • relacionada

    Agenda da greve: 29/04 a 03/05

  • relacionada

    Reunião para instalação da Junta Eleitoral acontece na segunda (29)

  • relacionada

    Comando Local de Greve participa de diálogo em assembleia dos alunos do Centro Acadêmico F...

  • relacionada

    Edital do Processo de Consulta à Comunidade Universitária Para Escolha de Reitor(a) e Vice...

  • relacionada

    Nota à imprensa sobre consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.