ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Marcha da Periferia em diversos estados marca o dia da Consciência Negra

Milhares de pessoas saíram às ruas entre os dias 19 a 22 de novembro, para comemorar o Dia da Consciência Negra (20) através da Marcha da Periferia “Zumbi-Dandara+20”, organizado pelo Quilombo Raça e Classe, movimento ligado à CSP-Conlutas. Com cartazes, bandeiras e faixas, os manifestantes exaltaram os símbolos da resistência e a luta do povo negro no país contra o racismo, a opressão e a exploração. Também denunciaram os ataques promovidos pelos governos nas esferas municipal, estadual e federal contra a população negra e pobre, o racismo e genocídio da juventude negra.

As marchas ocorreram em diversos estados do país. Em São Luiz (MA), cidade que originou a marcha em 2006, a população protestou contra a redução da maioridade penal nas ruas e no 26º Festival de Hip Hop do Maranhão. Em Fortaleza (CE), a Marcha da Periferia, que está em sua terceira edição, contou com um evento de hip hop que denunciou a recente chacina na Grande Messejana, entre o dia 11 e 12 deste mês, resultando em 11 mortes. Foi a 5° chacina no Ceará só neste ano. 

“Vem, vem, vem pra rua vem, contra o racismo” foram as palavras de ordem entoadas em vários bairros de São Paulo (SP) e Região Metropolitana. Teve ato na Brasilândia, Grajaú, Itaim Paulista, Itaquera e Guarulhos. Os manifestantes incluíram na pauta a luta contra o fechamento de escolas, o machismo e a homofobia. Em São Jose dos Campos (SP), o ato marcou também o Dia Internacional da Não-violência à Mulher (25) e denunciou que o racismo e o machismo ainda são os responsáveis por um grande número de mortes no Brasil. Com faixas e cartazes, eles lembraram casos chocantes de violência física, sexual e assassinato de mulheres. Também pediram “Fora Cunha”, engrossando o coro de manifestações que acontecem em todo país contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

No Rio de Janeiro (RJ), a quarta edição da Marcha da Periferia ocorreu no bairro de Madureira, Zona Norte, e se contrapôs ao governo do estado e prefeitura, que vêm segregando e discriminando a maioria da população do Rio, composta por negros e pobres, com a aproximação das Olimpíadas na capital fluminense, em 2016. Nas periferias de Pernambuco, a marcha teve concentração na comunidade Novo Horizonte. Ativistas dos movimentos sindical, popular e da juventude se uniram para marchar contra o genocídio e o desemprego do povo negro. Em Belém (PA), a Marcha da Periferia ocorreu no domingo (22) no bairro Terra Firme com palavras de ordem contra o genocídio da juventude negra.

Consciência Negra

Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, o dia 20 de novembro foi incluído em 2003 no calendário escolar nacional. Mas somente em 2011 virou Lei (n°12.519), que instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras.  O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, principal representante da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial e que liderou o Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas, chegando a alcançar uma população de aproximadamente 30 mil habitantes.

Com informações de CSP-Conlutas e imagens de Quilombo, Raça e Classe

Fonte: ANDES-SN

 

 

Veja Também

  • relacionada

    Podcast Viração aborda a UFPel na restauração do acervo vandalizado em 8 de janeiro de 202...

  • relacionada

    6 anos é tempo demais: atos pelo Brasil cobram justiça por Marielle Franco e Anderson Gome...

  • relacionada

    Assembleia da ADUFPel aprova estado de greve

  • relacionada

    Confira o segundo episódio do "Carreira Docente em Movimento"

  • relacionada

    Nota da diretoria do ANDES-SN de repúdio à indicação do Deputado Nikolas Ferreira à presid...

  • relacionada

    Seções sindicais da Regional RS do ANDES-SN lançam campanha “Nós e nossas lutas”

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.