ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Nota da ADUFPel, do ASUFPel e do DCE: Interventores não passarão

As entidades representativas da comunidade universitária da UFPel vêm a público reafirmar, nesse momento, sua posição consolidada por décadas de construção democrática em relação ao Processo de Consulta à Comunidade Universitária para a escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UFPel - 2020 (Administração 2021-2025).

Desde o início de seu mandato, o governo Bolsonaro/Mourão tem atacado e intervido nas instituições federais de ensino (IES), desrespeitando descaradamente os princípios constitucionais de gestão democrática no ensino público (ART. 206) e autonomia universitária (ART. 207), desconsiderando listas tríplices, nomeando reitore(a)s pró tempore (interventores), desqualificando os servidores públicos federais e sucateando ainda mais estas instituições com a constante retirada de recursos.

No último dia 9 de junho, o governo lançou a Medida Provisória (MP) nº 979/2020, que impede que sejam realizadas as consultas às Comunidades Acadêmicas para escolha de seus/suas dirigentes deixando a indicação em dezenove (19) IES, que já tiveram ou terão os mandatos dos seus/suas reitore(a)s findados, nas mãos do Ministro da Educação, num afronte direto à constituição de 1988. Nós dizemos NÃO!

Essa iniciativa do poder executivo não pode ser recebida pelo Congresso Nacional, porque ‘requenta’ outra medida provisória sobre o mesmo assunto que caducou há menos de uma semana. Somos veemente contrários a toda e qualquer intervenção nas IES e defenderemos com todas as nossas forças a autonomia das universidades.

Entendemos que a eleição pela comunidade é o único meio legitimo para indicação dos dirigentes universitários, em consonância com a nossa tradição e com a constituição. Mesmo diante das contingências momentâneas decorrentes do resguardo sanitário e dos prazos legais, faremos o processo de eleição para reitor/a e vice da nossa universidade esperando que, quando o resultado desta consulta chegar ao Conselho Superior (Consun) os nomes eleitos sejam referendados.

E para além, exigiremos sua nomeação, pois REITOR/A ELEITO/A TEM QUE SER NOMEADO/A. 

E nosso Plano B? Lutar lutar e lutar para garantir o Plano A.

 

Pelotas, 12 de junho de 2020.

 

Diretório Central dos Estudantes (DCE UFPel Gestão Tua 2019-2020)

Sindicato dos Servidores Federais em Educação de Pelotas e Capão do Leão (ASUFPel)

Associação dos Docentes da UFPel (ADUFPel SSind)

Veja Também

  • relacionada

    Agenda da greve: 29/04 a 03/05

  • relacionada

    Reunião para instalação da Junta Eleitoral acontece na segunda (29)

  • relacionada

    Comando Local de Greve participa de diálogo em assembleia dos alunos do Centro Acadêmico F...

  • relacionada

    Edital do Processo de Consulta à Comunidade Universitária Para Escolha de Reitor(a) e Vice...

  • relacionada

    Nota à imprensa sobre consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.