Pelotenses protestam contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia
Entre as instituições presentes esteve a ADUFPel, representada por diretores/as e docentes da base
O Largo do Mercado Central de Pelotas foi ocupado, na tarde desta quarta-feira (24), pelo ato contra a PEC da Blindagem e o projeto de anistia aos responsáveis pelos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. A manifestação reuniu movimentos sociais, estudantis, sindicais, partidos de esquerda e centrais sindicais em defesa da democracia.
O ato no município ocorreu após uma onda de manifestações no último domingo (21), que levou milhares de pessoas às ruas em mais de 33 cidades brasileiras, incluindo todas as 27 capitais, convocadas sob o mote “Congresso Inimigo do Povo”.
Além de rejeitar a PEC da Blindagem e o projeto de anistia, as manifestações também exigiram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e outros crimes. O ANDES-SN marcou presença em Brasília e em diferentes estados, destacando a defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora.
Motivação
As manifestações foram impulsionadas pelas decisões tomadas pela Câmara dos Deputados na semana anterior. No dia 16, os parlamentares aprovaram a PEC 3/2021, apelidada de “PEC da Blindagem”, que restringe fortemente as possibilidades de punição judicial a congressistas. Já no dia 17, foi aprovado o regime de urgência para a votação do PL 2162/23, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que propõe anistiar os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
Acesse aqui o álbum de fotos.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa ADUFPel, com informações e trechos de ANDES-SN