Primeira edição do 'Sextou ADUFPel' discute condições de trabalho e aproxima docentes
Na última sexta-feira (26), foi realizada a primeira edição do “Sextou ADUFPel”, espaço voltado para o acolhimento e o diálogo sobre as condições de trabalho na UFPel e no IFSul-CaVG, que também buscou fortalecer a aproximação entre docentes ingressantes e seus colegas que atuam há mais tempo na Universidade.
A programação iniciou com a exibição do documentário “Vida Além do Trabalho: por um Brasil mais justo”, produção do ANDES-SN que denuncia os impactos da jornada 6x1 e defende uma vida com mais dignidade, lazer e convivência. O curta, disponível no canal do Sindicato Nacional no YouTube, também integra a campanha pelo Plebiscito Popular em defesa do fim desse regime.
A partir do filme, os/as docentes abriram uma roda de conversa sobre adoecimento, relações de trabalho e precarização na carreira, refletindo ainda sobre os desafios impostos pela Reforma Administrativa. Foram lembradas as mobilizações da última semana, incluindo a tenda da ADUFPel em apoio ao Plebiscito Popular, momento em que foi possível dialogar com a comunidade sobre os efeitos da proposta, muitas vezes desconhecidos até mesmo pelos próprios servidores e servidoras.
Entre as falas, destacou-se a necessidade de ampliar os espaços de diálogo dentro das unidades acadêmicas. Iniciativa que será articulada pelo Conselho de Representantes junto à diretoria da Seção Sindical.
Também foram debatidos os impactos da lógica produtivista e da intensificação do trabalho, que têm levado ao adoecimento e à exaustão, reduzindo inclusive a participação de professores e professoras em atividades coletivas e de mobilização. Outro ponto abordado foi a crescente individualização nas universidades e a dificuldade de criar momentos de convivência e apoio entre colegas.
O encontro foi encerrado em clima de confraternização, com a apresentação da banda Forrógodó, que animou o fim de tarde na sede da ADUFPel.
Acesse aqui o álbum de fotos.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa ADUFPel