Sem justiça ambiental, não há justiça social: 5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente
Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover a conscientização global e incentivar uma postura crítica e participativa da sociedade frente aos desafios ambientais.
A preservação do meio ambiente é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e toda a sociedade. Portanto, refletir sobre atitudes e exigir dos governantes políticas eficazes de proteção ambiental são questões fundamentais para garantir um futuro sustentável e justo.
Aproveitamos este momento para lembrar que a justiça ambiental vai além da preservação da natureza. Todos os impactos ambientais atingem de forma desigual as populações mais vulneráveis, como comunidades de baixa renda, indígenas, negras e quilombolas.
Essa desigualdade reforça a conexão entre justiça ambiental e justiça social, já que não há equidade quando parte da população vive sem saneamento, água potável ou em áreas de risco.
Lutar por justiça ambiental é garantir direitos básicos e enfrentar o racismo ambiental, assegurando dignidade e participação para todos.
Assessoria de Imprensa ADUFPel