ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Trabalhadores de Pelotas mobilizam-se contra a retirada de direitos

Hoje, 16 de agosto, foi o Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Empregos e Contra a Retirada de Direitos. Em Pelotas, as atividades tiveram início na manhã. Estudantes, movimentos sociais e sindicais concentraram-se no calçadão da Andrade Neves, denunciando as medidas que atacam os serviços públicos e direitos da população. Pela tarde, uma marcha, que partiu do Theatro Sete de Abril, percorreu as ruas do Centro da cidade em direção, novamente, ao calçadão da Andrade Neves. Docentes da UFPel integraram a mobilização.

Nos atos políticos, foi distribuído o manifesto construído pelas entidades organizadoras, das quais a ADUFPel-SSind faz parte, que conclamam a população a incorporar a luta contra os retrocessos que estão em curso no país. “O ilegítimo governo Temer tem acelerado as medidas de ajuste fiscal que atacam diretamente os trabalhadores e trabalhadoras, ficando cada vez mais claro o risco de ataques aos direitos trabalhistas e sociais historicamente conquistados”, pontua o documento.

Representantes de entidades sindicais, em suas falas, avaliaram que o momento é de se manter alerta, construindo a articulação em defesa dos direitos sociais. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, foram lembrados como duas das grandes ameaças que atualmente tramitam no Congresso Nacional e que integram o pacote de maldades do governo federal.

“É uma luta dura, que vai precisar de muita união e nosso papel nesse momento é exatamente esse, fazer o chamamento para que os trabalhadores se articulem, se unam, se mobilizem, venham para a rua para que a gente possa barrar essa avalanche de medidas que tentam destruir tanto o serviço público quanto a vida dos trabalhadores”, avalia Celeste Pereira, presidente da ADUFPel-SSind.

 

Assessoria ADUFPel

 

Fotos: Assessoria ADUFPel

 

Veja Também

  • relacionada

    Nota à imprensa sobre consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Comitiva do Comando Local de Greve faz visita ao Campus Anglo para avaliar a infraestrutur...

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Em Assembleia Conjunta, servidores/as da UFPel reiteram a importância da greve

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.