ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Trabalhadores e estudantes realizam ato unificado contra a Reforma da Previdência e os cortes na educação

Cerca de 20 mil pessoas ocuparam a Esplanada dos Ministérios durante a manhã e o início da tarde de hoje (12) para protestar contra a Reforma da Previdência e os cortes que atingem as instituições federais de ensino. A mobilização foi proposta pela União Nacional dos Estudantes (UNE), que realiza seu Congresso Nacional (Comune) em Brasília (DF), depois incorporada pela centrais sindicais e o ANDES-SN. Os participantes do 64º Conad do Sindicato Nacional, que ocorre também na capital federal, integraram-se à manifestação. 


O ato unificado faz parte de uma agenda de mobilização que objetiva intensificar a luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, cujo texto-base foi aprovado em primeiro turno na Câmara dos Deputados na quarta-feira (10). Enquanto trabalhadores e estudantes caminhavam até o Congresso, deputados permaneciam reunidos para analisar destaques e emendas. Os manifestantes não puderam aproximar-se do local por conta da barreira policial. A diretoria do ANDES-SN também foi impedida de acompanhar a votação da PEC.


Para a presidenta da ADUFPel-SSind, Celeste Pereira, este é o momento de potencializar a luta. “Eu acredito que nós temos força para resistir. Tivemos a derrota com a aprovação da Reforma da Previdência, mas esta foi apenas uma etapa. Nós temos outras etapas para vencer, e eu acredito que a gente se unindo e se fortalecendo será capaz de virar esse jogo. E o Conad é fundamental nesta conjuntura. Nós [docentes] tivemos um Congresso no início do ano, no qual reafirmamos nossas posturas de luta, os nossos princípios, as nossas bandeiras, e esse momento é fundamental para fazermos ajustes e reorganizar a categoria para esses enfrentamentos cotidianos”, afirmou. 


Câmara aprova Reforma em primeiro turno

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira (10), em primeiro turno, por 379 votos a 131, o texto-base da PEC 6/2019. Para concluir a votação, os parlamentares ainda precisam analisar emendas e destaques apresentados pelos partidos para buscar alterar pontos específicos da proposta.


A proposta é um dos mais duros ataques do governo de Jair Bolsonaro (PSL) aos trabalhadores brasileiros. Ela contribui para o aumento da pobreza e afeta todo o sistema de seguridade social da forma como foi estruturado na Constituição de 1988.


64º Conad do ANDES-SN

Docentes de todo o país participam, de 11 a 14 de julho, da 64ª edição do Conselho Nacional do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. A ADUFPel-SSind está presente no evento representada pela presidenta Celeste Pereira, como delegada, e os professores Henrique Mendonça, Francisco Vitória e Renato Waldemarin, como observadores.



Confira aqui a nota da diretoria da ADUFPel-SSind sobre o ato. 


Assessoria ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Jurídico do ANDES-SN aponta ilegalidade na cobrança do controle de frequência de docentes ...

  • relacionada

    Governo busca aprofundar política de divisionismo entre as categorias do funcionalismo fed...

  • relacionada

    Situação orçamentária da UFPel é grave

  • relacionada

    Greve de docentes federais chega a 39 instituições

  • relacionada

    Em acordo com as Normas para a Consulta à Comunidade Universitária, divulgamos a homologaç...

  • relacionada

    Dia do/a Trabalhador/a é dia de luta!

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.