ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

ADUFPel participa do lançamento da campanha para conclusão do Hospice

Na tarde desta quinta-feira (27), o presidente da ADUFPel, Carlos Mauch, e a secretária-geral, Elaine Neves, representaram a Seção Sindical no lançamento de uma campanha que defende a conclusão do Hospice - hospital de cuidados paliativos que visa a internação de pessoas com doenças graves proporcionando assistência em um ambiente humanizado e acolhedor. 


Localizado na antiga Laneira, como parte do Centro Regional de Cuidados Paliativos da UFPel, o Hospice está em construção desde 2014 e prevê, dentro da filosofia dos Cuidados Paliativos, tratar e controlar sintomas principalmente de ordem física e psicológica. 


Segundo a coordenadora da Cuidativa e diretora da Faculdade de Medicina da UFPel, Julieta Fripp, o hospital prevê a flexibilização de regras, permitindo, aos/às pacientes que não possuam condições de receber acompanhamento domiciliar, acolhimento, reduzindo, inclusive, a sobrecarga do pronto-socorro. 


A previsão é de que a unidade conte com 20 leitos, com salas de procedimentos para as pessoas internadas, além de espaços de convivência, áreas acadêmicas e ambientes destinados à reunião familiar. Pacientes também poderão levar seus pertences e animais de estimação, sem restrição de visitas. 


Julieta enfatiza que a equipe interdisciplinar do Hospice é composta por profissionais de diversas áreas – médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico e especialistas em práticas integrativas –, garantindo um cuidado abrangente. 


“O que se quer é dignidade, humanização do cuidado, alívio de sofrimento, controle rigoroso dos sintomas, porque a gente não pode admitir que uma pessoa doente sofra por dor, falta de ar ou náusea. O objetivo é cuidar rigorosamente dos sintomas físicos, emocionais, sociais e espirituais, cuidando do paciente, também da família e cuidadores”, aponta Fripp.


O evento foi repleto de falas de autoridades, dirigentes sindicais e representantes de vários segmentos da sociedade. O presidente da ADUFPel, Carlos Mauch, defendeu o SUS e a necessidade de conclusão do Hospice. 


Assessoria de Imprensa ADUFPel

Fotos: Assessoria de Imprensa ADUFPel


Veja Também

  • relacionada

    10 de outubro é marcado pelo Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher

  • relacionada

    Centro de Letras e Comunicação recebe primeira visita da ADUFPel para falar sobre Reforma ...

  • relacionada

    VIII Encontro de Comunicação e Arte e III Festival de Cultura e Arte do ANDES-SN ocorrem d...

  • relacionada

    ADUFPel convida para confraternização do Dia do/a Professor/a em 15 de outubro

  • relacionada

    Assembleia da ADUFPel aprova adesão à paralisação nacional no dia 29/10

  • relacionada

    Cine UFPel recebe mostra sobre aborto e feminismo promovida pela Frente 8M Pelotas

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.