ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Comunidade da UFPel cobra medidas da reitoria para o funcionamento da UBS Capão do Leão

As três entidades representativas da UFPel (ADUFPel-SSind, ASUFPel e DCE) estiveram reunidas, na tarde de ontem (17), com o reitor Pedro Hallal para debater a situação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Campus Capão do Leão, que recentemente teve que suspender o atendimento à comunidade. Na reunião, também estiveram presentes o prefeito do município de Capão do Leão, o secretário da Saúde, o procurador geral, o diretor da Faculdade de Medicina, a chefe do Departamento de Medicina Social e o pró-reitor de Assuntos Estudantis, entre outras representações institucionais da UFPel.

 

A UBS tem sofrido as consequências dos cortes orçamentários impostos pelos governos estadual e federal. No mês de julho, após a saída do último médico, a unidade teve de suspender o atendimento. O fato aconteceu logo após um processo de modernização do local, que elevou a UBS a uma das melhores das cidades de Pelotas e Capão do Leão.

 

Usuários e funcionários do Campus Capão do Leão da UFPel tentaram, ainda em julho, reverter a situação. Foi aberto, então, um processo de denúncia, que gerou abaixo assinado e ato público. Como resultado da ação, a Prefeitura comprometeu-se em ceder um médico clínico geral por um mês. Prazo este que foi estendido até setembro. Após esse período, devido à impossibilidade de renovação do contrato por questões orçamentárias, o local teve as portas fechadas novamente. A Prefeitura do Capão do Leão afirma não ter condições de arcar com a contratação de médico, que custaria em torno de R$ 15 mil por mês ao município.

 

Audiência traz resultados

O ocorrido fez com que a comunidade voltasse a se mobilizar e, durante audiência com o reitor da UFPel, foi solicitado apoio para manter o funcionamento do posto. Dessa forma, o atendimento passará a ser responsabilidade do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina, que está em processo de contratação de três médicos para suprir as demandas da UBS e de outras unidades de saúde que estão sob responsabilidade da UFPel. Os cursos ofertados pela Universidade, na área da saúde, também passarão a cumprir papel na assistência estudantil, por meio de seus ambulatórios e espaços de estágio, conforme comprometeu-se a reitoria.

 

No entanto, a unidade ainda terá de esperar cerca de três meses para a mudança. Neste período, em que será realizado concurso público para o preenchimento das vagas, o Reitor afirmou que irá manter o atendimento do posto, com a alocação de mais um médico.

 

Segundo a presidenta da ADUFPel-SSind, Fabiane Tejada, “a audiência foi exitosa por dar encaminhamentos à situação, que se tornou grave nos últimos tempos. No entanto, deixamos claro que temos que lutar pela contratação de profissionais de saúde para atuarem no município. A parceria entre os projetos da UFPel e o Capão do Leão são importantes e necessárias, mas não podemos desresponsabilizar o Estado com políticas adequadas para o provimento de recursos humanos na área da saúde para atuarem nos municípios. A Universidade não pode, com seus projetos, disputar espaços de atuação com os profissionais que forma”.

 

Assessoria ADUFPel

 

Veja Também

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Em Assembleia Conjunta, servidores/as da UFPel reiteram a importância da greve

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.