ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

De forma genérica, Rodrigo Maia quer 'modernizar' o SUS

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou no final de julho que quer “modernizar” o Sistema Único de Saúde (SUS). Articulado com outros parlamentares e com empresários, como Luiza Trajano, da Magazine Luiza, Maia pretende “trazer novos aportes” ao SUS. O grupo de trabalho que discutirá o projeto de reforma do SUS é coordenado pela deputada federal Margareth Coelho (PP-PI). 


O Conselho Nacional de Saúde (CNS) divulgou nota criticando a medida. O CNS lembra que, pela Constituição de 1988, ele é “a instância máxima de deliberação, monitoramento e fiscalização do SUS, sendo responsável pela formulação de estratégias para a saúde pública e pelo controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômico e financeiro”. 


Por essa razão, a nota frisa ainda “ser inadmissível que qualquer proposta referente a mudanças no SUS, oriunda do Legislativo ou de qualquer outro espaço, seja arquitetada sem participação do controle social na saúde”. O CNS também ressalta que a proposta de suposta “modernização” do SUS, anunciada por Rodrigo Maia, não assegura um amplo debate com segmentos fundamentais do próprio Congresso Nacional, como a Comissão de Seguridade Social e Família, as frentes parlamentares da saúde e a Comissão Externa sobre Coronavírus.


“A participação do CNS nos debates sobre os rumos do SUS e da saúde em nosso país deve ser considerada impreterivelmente, em qualquer hipótese, para o bem do Brasil. Estamos à disposição do Congresso Nacional e da sociedade brasileira para continuarmos a defender e a reafirmar a importância do SUS para o nosso país”, conclui a nota do Conselho Nacional de Saúde.


O Fórum Estadual em Defesa do SUS vai se reunir no sábado (8), de maneira virtual e ampliada, para organizar ações no estado, como um Ato Unificado da Saúde. A ADUFPel estará presente. A reunião será às 16h. 


Assessoria ADUFPel com informações de CNS e de G1. Imagem de EBC.

Veja Também

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Em Assembleia Conjunta, servidores/as da UFPel reiteram a importância da greve

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.