ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Docentes da UFPel aprovam assembleia permanente e adesão ao Dia Nacional de Luta em 5 de dezembro

Reunidos em Assembleia Geral na tarde de hoje (20), na sede da ADUFPel-SSind, docentes aprovaram, por unanimidade, assembleia permanente, seguindo orientação do ANDES-SN para o fortalecimento de ações de enfrentamento aos ataques do governo eleito à educação pública e aos servidores federais. Ainda, foi deliberada adesão ao dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública, em 5 de dezembro, e o apoio à construção da Frente Nacional Antifascista pelas Liberdades Democráticas.


Dia de mobilização

Diante do agravamento da conjuntura, em especial após o resultado eleitoral do segundo turno que colocaram como foco dos ataques do governo eleito a educação pública superior e o funcionalismo público, avaliou-se a necessidade de intensificar a mobilização. A diretoria nacional do ANDES-SN deu início a um conjunto de articulações com entidades da educação e outras categorias, resultando em um calendário de mobilizações.


Dessa forma, foi definido, por entidades ligadas à educação pública: ANDES, Fasubra, Sinasefe, Proifes, UNE e Andifes, o dia 5 de dezembro como um Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública.


Na data, ocorrerão atos e mobilizações nos estados, com realização, em Brasília (DF), de uma Audiência pública para comprometer os parlamentares com a educação pública. Em Pelotas, atividades ocorrerão em conjunto com a Frente em Defesa do Serviço Público, das Conquistas Sociais e Trabalhistas, integrada por sindicatos e movimentos sociais, entre eles a ADUFPel-SSind. Assim que definidas, serão divulgadas em nosso site e Facebook.


Delegação para o 38º Congresso do ANDES-SN

Em Assembleia, também foram escolhidos os professores e professoras que representarão a ADUFPel-SSind no 38º Congresso do Sindicato Nacional. Como delegados irão Renato Waldemarin, Ariane Rosa, Celeste Pereira, Giovanni Frizzo, Francisco Vitória, Henrique Mendonça, José Carlos Volcato, Angela Vitória e Miriam Cristiane Alves. Como observadores irão Luiz Henrique Schuch, Ana Lúcia Oliveira, Luiz Carlos Rigo, Regina Helena Gonçalves e Robinson Pinheiro.


O 38º Congresso do ANDES- SN acontece de 28 de janeiro a 2 de fevereiro em Belém (PA) e tem como tema ¨Por Democracia, Educação, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos: em defesa do trabalho e da carreira docente, pela revogação da EC/95”.


Assessoria ADUFPel-SSind


* Com informações de ANDES-SN

Veja Também

  • relacionada

    Em debate na ADUFPel, docentes discutem os desafios da carreira

  • relacionada

    Docentes federais em greve participam de reuniões e fazem aula em frente ao MEC

  • relacionada

    Nota de solidariedade da ADUFPel às vítimas atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do...

  • relacionada

    Assedio moral, saiba como identificar

  • relacionada

    Jurídico do ANDES-SN aponta ilegalidade na cobrança do controle de frequência de docentes ...

  • relacionada

    Governo busca aprofundar política de divisionismo entre as categorias do funcionalismo fed...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.