ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

II Seminário Nacional do GTPCEGDS aborda o papel do sindicato no combate às opressões

A realização do II Seminário Nacional Integrado do GTPCEGDS cumpre deliberação do 38º Congresso do ANDES-SN, realizado no início do ano, em Belém (PA).


O ANDES-SN realizou entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro o II Seminário Nacional Integrado do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, questões Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS). O evento aconteceu no Pavilhão João Lyra Filho, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e foi sediado pela pela Associação de Docentes da UERJ (ASDUERJ-SSind).


O encontro reuniu o IV Seminário Nacional de Mulheres do ANDES-SN; III Seminário Nacional de Diversidade Sexual e IV Seminário Nacional de Reparação e Ações Afirmativas. Na conferência de abertura foi discutido o papel do Sindicato no combate às opressões e, na sequência, abordadas as temáticas “Interseccionalidade: Gênero, sexualidade e Capacitismo” e “Relações intergeracionais: conflitos, mundo do trabalho e o feminismo”. Ao final dos debates, foi lançada a cartilha do ANDES-SN de Combate ao Racismo.


No sábado (31), foram realizadas as mesas “A saúde da população Trans e o acesso ao SUS”; “Criminalização da LGBTTfobia e políticas públicas para a população LGBTT”; “Um balanço das políticas de cotas raciais: as Leis nº 12.711/12 e nº 12.990/14 nas IFES e as iniciativas correspondentes nas IEES/IMES”; e “O encarceramento do povo negro: um debate de raça, classe e gênero”. No domingo, o debate foi encerrado com uma roda de conversa sobre “Indicações de políticas para enfrentamento às opressões”.


Reunião do GTPCEGDS precede Seminário

O Seminário foi precedido por duas reuniões do GTPCEGDS, realizadas também no Rio de Janeiro: uma delas ocorreu conjuntamente com o GT de Formação Sindical. Na reunião conjunta, segundo o diretor da ADUFPel-SSind, Francisco Vitória, a discussão girou em torno da motivação necessária para que cada seção sindical do ANDES-SN garanta a implementação da deliberação do 38º Congresso sobre paridade de gênero em seus cargos diretivos. Estão sendo pensados a elaboração de materiais sobre o tema para melhor instrumentalizar este processo.


Na segunda parte, em reunião específica do GTPCEGDS, foi discutida a temática que diz respeito ao Capacitismo, “conceito novo que encampado pelo sindicato necessita de um maior aprofundamento na compreensão de sua definição para que possamos a partir daí deliberarmos ações de enfrentamento”, salienta o diretor Francisco Vitória. Segundo o docente, deverão ser construídos materiais informativos que serão enviados às seções sindicais para que sirvam de fundamentação às discussões locais. 


Representantes da ADUFPel

A ADUFPel-SSind esteve representada nas reuniões do Grupo de Trabalho pelo diretor Francisco Vitória e pelo docente Thiago de Melo e no Seminário pela docente Fabiane Tejada, além dos demais professores. A participação dos docentes foi indicada a partir do GTPCEGDS da Seção Sindical. 


Segundo Tejada, “o Seminário foi muito importante porque nos mostra que na atual conjuntura não podemos recuar um milímetro nas nossas conquistas. Nós temos que avançar. Nós temos que ter muita unidade de ação e unidade em função do projeto estratégico para o combate às opressões”. A docente também ressaltou que houve muito avanço em relação aos direitos e às liberdades, mas é necessário continuar investindo na luta contra a exploração e a opressão. 


Reunião local 

Amanhã (4), o GTPCEGDS local irá reunir-se na sede da ADUFPel às 14h. Convidamos todos e todas a participar! Saiba mais clicando aqui



Assessoria ADUFPel 

* Com informações de ANDES-SN


Veja Também

  • relacionada

    Assembleia Geral Extraordinária aprova regimento para consulta à comunidade da UFPel

  • relacionada

    Em Assembleia Conjunta, servidores/as da UFPel reiteram a importância da greve

  • relacionada

    Dia Nacional da Libras é comemorado nesta quarta (24)

  • relacionada

    ADUFPel e ASUFPel convidam estudantes pra conversar sobre a greve

  • relacionada

    Nota Política Assembleia Geral de Greve

  • relacionada

    Assembleia de Greve rejeita proposta do governo

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.