Assembleia da ADUFPel discute mobilização para cumprimento do acordo de greve
Nesta segunda-feira (9), em Assembleia Geral Extraordinária da ADUFPel com pauta única, docentes discutiram ações de mobilização para pressionar o governo federal pelo cumprimento dos termos do acordo resultante da greve realizada entre abril e junho deste ano.
Segundo o ANDES-SN, embora alguns pontos já tenham avançado, até o momento o Executivo ainda não encaminhou o Projeto de Lei ao Congresso Nacional com o reajuste negociado e que deve incidir sobre os salários de janeiro de 2025.
Sendo assim, o Sindicato Nacional encaminhou a realização de uma jornada de mobilização entre 10 e 13 de dezembro, contra a anistia aos envolvidos na tentativa de golpe à democracia e em defesa das liberdades democráticas. No dia 13, a categoria deve acompanhar a reunião do grupo de trabalho do Ministério da Educação (MEC), que discute a regulação da atividade docente no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).
Deliberação da Assembleia
Após amplo debate sobre a conjuntura atual nacional, considerando as últimas notícias da política nacional, que apontam para as reformas Previdenciária e Administrativa e contribuem para o desmonte do serviço público, os/as docentes presentes na Assembleia da ADUFPel aprovaram realizar a divulgação de um material alertando para as perdas, a desvalorização salarial, a grave falta de orçamento para a educação federal e a necessidade de cumprimento do acordo de greve - questões que degradam ainda mais as condições de funcionamento da UFPel.
Assessoria de Imprensa ADUFPel, com informações de ANDES-SN
Foto: Assessoria de Imprensa ADUFPel