ADUFPEL - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas

Logo e Menu de Navegação

Andes Sindicato Nacional
A- A+

Notícia

Comando Local de Greve participa de acolhida e debate sobre reivindicações do movimento com estudantes

Na noite desta terça-feira (16), representantes do Comando Local de Greve estiveram presentes no Campus ICH II, a convite do Centro Acadêmico do curso de Geografia (CaGeo), em uma atividade da primeira semana de acolhida, para falar da greve da educação federal. O encontro também contou com a participação de representantes dos/as servidores/as técnicos/as do departamento e Conselho dos Centros e Diretórios Acadêmicos.


De acordo com estudante da Geografia, Iuri Almeida, discentes e professores/as costumam organizar conjuntamente a recepção aos/às alunos/as e, com a deflagração da greve, consideraram que seria importante promover o debate.


“Decidimos, então, apoiar o movimento grevista e, assim, abrir nosso campus aos calouros e veteranos do curso, para escutar os docentes. Porém, quando iniciamos a conversa com os alunos não tínhamos ideia que todos apoiariam os professores e demais servidores. É importante os alunos estarem engajados. Dentro da universidade, fazemos parte de uma categoria, essa que de alguma forma também não está representada, visto que também estamos sem DCE”, afirmou Iuri. 


O aluno relata que a falta de estrutura e o quadro defasado de docentes foi levado para debate inúmeras vezes com a reitoria, pois o problema afeta diretamente os e as estudantes, prejudicando a formação, pela dificuldade de acesso a projetos de ensino, pesquisa e extensão. 


“Os centros e diretórios acadêmicos precisam estar conversando e dialogando com os quadros de servidores dos cursos, pensando como coletivo. E o departamento de Geografia sempre se mostrou adepto a essas condições. Minha avaliação é que me sinto muito satisfeito em ver, mutuamente, o respeito dos servidores e docentes que prontamente vieram até o nosso curso e, gentilmente, puseram suas angústias, reivindicações”, finalizou Iuri. 


Assessoria de Imprensa ADUFPel

Veja Também

  • relacionada

    Quadro atualizado da Greve Docente Federal - 26 de abril de 2024

  • relacionada

    Novos prazos e forma de inscrição para Edital do Processo de Consulta à Comunidade Univers...

  • relacionada

    Agenda da greve: 29/04 a 03/05

  • relacionada

    Reunião para instalação da Junta Eleitoral acontece na segunda (29)

  • relacionada

    Comando Local de Greve participa de diálogo em assembleia dos alunos do Centro Acadêmico F...

  • relacionada

    Edital do Processo de Consulta à Comunidade Universitária Para Escolha de Reitor(a) e Vice...

Newsletter

Deixe seu e-mail e receba novidades.