Jornalistas e dirigentes debatem estratégias de comunicação e arte em reunião do GTCA do ANDES-SN, no Rio de Janeiro
Nos dias 9 e 10 de novembro, o Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte (GTCA) reuniu dirigentes e jornalistas das seções sindicais do ANDES-SN, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), para debater estratégias de comunicação e trocar experiências.
Antes de iniciar o primeiro ponto de pauta, foram apresentados os informes locais. Representando a ADUFPel, as jornalistas Gabriela Venzke e Vanessa Silveira mencionaram as ações de comunicação mais recentes: a Campanha de Sindicalização “Vem para o sindicato”, alusiva aos 45 anos da ADUFPel, desenvolvida com o objetivo de ampliar a voz dos/das docentes federais e buscar fortalecer a categoria para a defesa de direitos, da carreira, da democracia e da universidade pública e gratuita; e as cartilhas do Sindicalizado e da Sindicalizada e da Previdência dos(as) Servidores(as) Públicos(as), lançadas durante a greve docente.
Os materiais que integram a Campanha de Sindicalização e também as cartilhas foram distribuídos aos/às professores/as e comunicadores/as presentes na reunião.
Plano de Comunicação e Arte
Logo em seguida, ocorreu o lançamento da nova versão do Plano de Comunicação e Arte do ANDES-SN, cuja atualização ocorreu em dezembro do ano passado, no VII Encontro de Comunicação e Arte e o II Festival de Arte e Cultura, realizado em São Luís (MA). O material final será apresentado oficialmente no próximo Congresso e contém a síntese das contribuições de diretores/as nacionais e das seções sindicais, docentes da base e profissionais de comunicação das assessorias.
Levantamento sobre comunicação
O 1º vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul, César Luiz Beras, foi o responsável por apresentar a avaliação do levantamento sobre a comunicação do ANDES-SN, recentemente finalizado, que tem sido uma importante ferramenta para sistematizar formas de funcionamento das seções e entender dificuldades e desafios da política comunicacional.
O primeiro levantamento foi realizado em 2012 e o segundo em 2021. Entretanto, em função da pandemia de Covid-19, os primeiros debates sobre os seus resultados ocorreram apenas em 2023, no encontro do GTCA e no VII Encontro de Comunicação e Arte do ANDES-SN. Portanto, durante o 42º Congresso Nacional, realizado em Fortaleza (CE), no mesmo ano, deliberou-se pela realização do terceiro levantamento.
César Beras apresentou dados referentes à produção de jornal impresso, jornal eletrônico, boletins, programas para YouTube, radiofônicos e televisivos, podcasts, utilização de site, redes sociais, WhatsApp e Telegram. Também revelou alguns dados compilados sobre qual tem sido o principal desafio de comunicação após a pandemia, quais estratégias vêm sendo adotadas para atingir os/as sindicalizados/as e aposentados/as, entre outros.
Rede de Informação e campanhas do ANDES-SN
Durante o período da tarde, a diretora do ANDES-SN e integrante da coordenação do GTCA, Caroline Lima, apresentou a necessidade de construção de uma Rede Nacional de Informação, que segue decisão congressual, e métodos para sua implementação. A diretora também informou que a cartilha que trata de assédio moral será atualizada e incluirá outras formas de assédio.
Além disso, foram apresentadas duas campanhas pensadas pelo Sindicato: a Campanha Nacional de Sindicalização, prevista para iniciar entre dezembro deste ano e janeiro de 2025, e os materiais que a integrarão, e a Campanha "Sou Docente Antirracista", que já está em andamento e, segundo Caroline, é fundamental que suas ações sejam desenvolvidas durante todo o ano, não somente no mês de novembro, da Consciência Negra.
Hip hop e a luta antirracista
Na manhã do segundo dia, foi promovido o painel: "50 anos de hip hop e a luta antirracista”, com a participação da fundadora do Instituto Periferia Livre e do projeto Poesia nas Quebradas, Ravena Carmo, e do educador, sociólogo e pesquisador, Felipe Choco. Ao final das falas, uma batalha de rimas entre os MCs Narciso e Kayan tomou conta da atividade.
Por fim, os/as participantes do GTCA conversaram sobre planejamento dos materiais audiovisuais que tratam da história e da luta docente, dialogando sobre as greves e os 45 anos de existência do Sindicato Nacional, para ser apreciado no 43° Congresso.
Assessoria de Imprensa ADUFPel