Manifestações que marcam os 30 anos do Grito dos Excluídos e Excluídas ocorrem neste sábado (7) em Pelotas
Neste sábado, 7 de setembro, ocorre a 30ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas com protestos massivos em todo o país. Em Pelotas, serão realizadas diversas atividades que começam às 8h, no Kilombo Urbano Canto de Conexão (R. Benjamin Constant, 1327).
Servindo como um espaço de denúncia às desigualdades sociais históricas do país, este ano tem como lema “'Vida em primeiro lugar: todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”.
30 anos do Grito
O Grito dos Excluídos ocorre desde 1995 no Brasil, quando foi organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante a Semana da Pátria, com a proposta de superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa e de participação, na construção de uma nova sociedade, justa, solidária e fraterna.
O 7 de setembro foi escolhido com o objetivo de fazer um contraponto ao Grito da Independência. Portanto, desde que criado, busca, através de manifestações populares, denunciar todas as formas de exclusão, como as perdas de direitos também. Levar às ruas os gritos sufocados e silenciados é resistência daqueles e daquelas que estão à margem da sociedade.
Confira a programação de Pelotas
8h às 9h - Café da manhã comunitário
9h30 às 12h - Falas, gritos, canções e expressões culturais
12h às 14h - Almoço comunitário
14h às 15h - Caminhada e abraço ao São Gonçalo (Quadrado)
15h às 16h - Encerramento em frente ao Kilombo Urbano Canto de Conexão
Assessoria de Imprensa ADUFPel, com informações do site oficial do Grito dos Excluídos e Excluídas