Resistência e luta: 20 de novembro é Dia da Consciência Negra
Esta quarta-feira, 20 de novembro, é Dia da Consciência Negra. A importante data de luta e resistência do povo negro brasileiro relembra a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do país, o Quilombo dos Palmares, assassinado brutalmente em 1695.
A população negra, historicamente oprimida pelo racismo, é a que está mais vulnerável à violência, às mudanças climáticas, ao desemprego e às desigualdades econômicas e sociais.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação de negros (pretos e pardos) em 2023 esteve acima da média nacional. A população branca apresentou taxa de desemprego de 5,9%, enquanto as de pretos (8,9%) e pardos (8,5%) superaram a média nacional.
Além disso, a crise climática e a degradação ambiental atingem com mais intensidade a população em situação de vulnerabilidade, periférica, pobre, preta, racializada, indígena e ribeirinha, com menos acesso a saneamento e a meios de se proteger das ondas de calor.
Negras e negros também são maioria das vítimas de homicídio, conforme revela o Atlas da Violência 2024 - parceria entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Dados mostram que de 46.409 pessoas assassinadas no Brasil em 2022, 76,5% eram pretas e pardas. Ou seja, para cada pessoa não negra assassinada no Brasil, 2,8 negros foram mortos.
A luta antirracista em torno de uma sociedade mais justa é dever de todos/as nós!
Marcha Mestra Griô Sirely Amaro
Mais uma edição da tradicional Marcha Mestra Griô Sirley Amaro - Pelo Resgate da Nossa História e Ancestralidade, importante referência da luta antirracista em Pelotas, irá acontecer nesta quarta-feira (20), com concentração a partir das 17h no Altar da Pátria.
Logo após, haverá atividades artísticas e feira com afroempreendedores no Largo do Mercado Público de Pelotas
Assessoria de Imprensa ADUFPel, com informações de Agência Brasil e Ipea